Extensão

UFU é parceira de projetos que fomentam a prática desportiva para pessoas em vulnerabilidade social

Utilizando espaços no Campus Educação Física, a Associação de Desenvolvimento Esportivo de Uberlândia oferece escolinhas de futebol e handebol para meninos e meninas, além de formação esportiva para adolescentes e adultos

Publicado em 11/02/2022 às 09:21 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Criada no ano de 2016, inicialmente atendendo por Centro de Desenvolvimento Esportivo de Uberlândia, a Associação de Desenvolvimento Esportivo de Uberlândia (Adesp/Uberlândia) proporciona a prática de esportes para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde 2018, a entidade conta com a parceria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi).

Um dos esportes oferecidos pela Adesp é o futebol – dividido entre as modalidades futsal, society e de campo –, no projeto batizado de "Futuro FC – Futebol Para Todos". Nesta ação, crianças e adolescentes, de ambos os sexos, entre os 8 e 17 anos, passam desde a iniciação esportiva até a fase de alto rendimento. Os treinamentos ocorrem na Faefi, no Campus Educação Física da UFU.

Outro esporte – este, o precursor nos trabalhados da associação - é o handebol. Desde 2016, crianças, adolescentes e adultos, dos 11 aos 30 anos, são contemplados pelo Centro de Desenvolvimento de Handebol de Uberlândia (CDHU) - que, posteriormente, no final de 2021, se fundiu ao "Futuro FC" para originar a Adesp.

Licenciado em Educação Física, mestre em Educação e atual presidente da diretoria da associação, Leandro Rezende diz que os projetos mantidos e geridos por ela têm impacto direto na formação de valores dos alunos. “Despertam valores, como comprometimento, respeito às diferenças dentro da sociedade e com os colegas com os quais ali convivem. São valores bem trabalhados e preservados junto àquele grupo e às comunidades”, declara.

Rezende também destaca os ganhos, em termos de habilidades técnicas e potencialidades, que têm proporcionado a vários alunos avanços para os primeiros passos concretos em uma carreira como atletas profissionais. Há casos de meninos sendo aprovados em testes para categorias de base de times de futebol e até mesmo convocações de meninas para a Seleção Brasileira de Handebol. “Abrem-se muitas portas para os alunos nas possibilidades de crescimento em cada modalidade escolhida”, conclui.

Visita técnica do observador do Sport Club Internacional, Gladston Stwart. (Foto: Futuro FC)

Captação de recursos

Atualmente, os projetos ocorrem com a utilização de espaços públicos e os custos para a manutenção da associação são levantados com a realização de eventos como galinhadas, além de doações e rifas solidárias. Algo que pode ser melhorado graças a dois novos projetos que foram aprovados para captação de recursos pela Lei de Incentivo ao Esporte, conforme publicações no Diário Oficial da União (DOU), em novembro de 2021.

O "Esporte Para Todos e Todas" tem enfoque em beneficiar 300 crianças de ambos os sexos, de 9 a 11 anos. Os horários das aulas serão no contraturno escolar, com a Adesp propondo 10 núcleos em diversos bairros de Uberlândia - sendo metade a prática do futsal e a outra, dedicada ao handebol. No total, serão formadas 20 turmas, com 15 alunos ou alunas em cada uma delas. A carga horária das aulas será de duas horas por semana.

Os beneficiários serão, prioritariamente, crianças que morem em comunidades com elevado índice de vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, o projeto disponibilizará uma carga mínima de 70% das vagas para o público infantil que esteja obrigatoriamente matriculado nas escolas públicas do município.

O outro novo projeto da Adesp, chamado "Formação de Atleta", contará com parceria do curso de Educação Física da UFU, dando continuidade e ampliando o projeto de extensão de formação continuada em futebol e handebol para estudantes do curso.

Além disso, o "Formação de Atleta" também terá como finalidade o fomento da prática esportiva do público em vulnerabilidade social, oferecendo a iniciação no esporte para crianças e adolescentes, bem como dando prosseguimento no processo de formação como atletas de alto rendimento para adultos. Serão beneficiados por este projeto, ao todo, 215 alunos - 180 no futebol de campo e 35 no handebol.

Finalizando, Rezende conta que, apesar da aprovação dos projetos, ainda não foi possível o acesso aos editais de captação de recursos e que, por isso, as atividades serão iniciadas sem este respaldo financeiro. “Estamos na difícil fase de captação de recursos. Como os nossos projetos foram aprovados no final de 2021, praticamente todos os editais já estavam fechados. Estamos firmando parcerias para utilização de espaços físicos e na fase final do planejamento para começarmos as atividades no primeiro semestre de 2022, mesmo sem ainda termos a disponibilidade daqueles recursos já aprovados.”

Para mais informações sobre como contribuir e sobre os projetos em andamento, basta entrar em contato pelo e-mail adespuberlandia@gmail.com ou pelo telefone/Whatsapp (34) 99964-8584.

Palavras-chave: Esportes projeto social UFU ADESP