Conselho autoriza aulas presenciais na pós-graduação da UFU

Cada unidade acadêmica vai decidir sobre formato de oferta de disciplinas, de laboratórios, bancas e outras atividades

Publicado em 02/03/2022 às 18:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Resolução do Conpep estabelece prazo de 15 dias, a ser contado a partir da decisão de cada unidade acadêmica, para o início das aulas presenciais na pós-graduação. (Foto: Marco Cavalcanti/Arquivo)

O Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Conpep/UFU) decidiu, em reunião realizada nesta quarta-feira (02/03), aprovar resolução que autoriza os programas de pós-graduação a oferecerem disciplinas e demais atividades no formato presencial ou, ainda, permanecerem com atividades remotas.

A decisão levou em consideração as recomendações do Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU e os pedidos dos programas de pós-graduação em Matemática e em Física e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp/UFU).

A resolução do Conpep estabelece, ainda, um prazo de 15 dias, a ser contado a partir da decisão de cada unidade acadêmica para o início das aulas presenciais na pós-graduação.

“Esta decisão é muito importante, porque os nossos programas de pós-graduação têm sofrido muito com a pandemia. Temos que nos preocupar também com a captação de novos estudantes de pós-graduação. Nesse sentido, pensou-se nessa possibilidade para aqueles programas de pós-graduação que já estão prontos para as aulas presenciais possam fazê-lo, sendo esta uma grande abertura”, declara Valder Steffen Junior, reitor da UFU.

Conforme destaca o reitor, os programas que já tenham planejado iniciar o semestre no formato remoto e aos poucos ir se adaptando novamente ao formato presencial também se sentem contemplados com o que foi decidido no Conpep.

“Agora, aqueles programas que têm na atividade, por exemplo, experimental, necessidade intensa de uso de laboratório, ou de ensino com evidência prática, como na área de saúde, já podem, de imediato, se programar para retornar presencialmente já neste semestre. É claro que o colegiado de curso vai avaliar e a decisão será feita pelo conselho da unidade acadêmica à qual estiver vinculado o curso. Acho que isso dá muitas opções e a nossa expectativa é que diversos programas de pós-graduação comecem, agora, aos poucos, a retornar às suas atividades presenciais”, comenta Steffen Junior.

Conforme o calendário acadêmico da pós-graduação, o início do primeiro semestre letivo de 2022 será no dia 14 de março e o término, em 16 de julho. Já o segundo semestre letivo terá início em 10 de agosto e término em 17 de dezembro.

As resoluções aprovadas nessa e em outras reuniões ficam disponíveis na página de atas e resoluções dos conselhos superiores da UFU.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Diarco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.