Conselho Universitário aprova Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão

Documento vai balizar os caminhos da Universidade Federal de Uberlândia, no período de 2022 a 2027

Publicado em 30/03/2022 às 12:13 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Um trabalho que começou em 2021. Na época, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se preparava para a construção de seu novo Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide). Um instrumento de planejamento, exigido pelo governo federal e que iria balizar a instituição ao longo dos seis anos seguintes. Na sexta-feira passada, 18 de março, a versão final do documento foi apresentada e aprovada durante reunião do Conselho Universitário (Consun), a instância máxima da UFU. A aprovação originou a Resolução Consun nº 31/2022, que estabeleceu o Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão para os anos de 2022 a 2027.

O Pide é um instrumento de planejamento que define a missão da UFU e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. Trata-se de um documento importante para a gestão, uma vez que orienta o planejamento institucional, estabelecendo os rumos a seguir e permitindo a avaliação contínua dos caminhos percorridos.

Por ser um documento balizador de ações para um período de seis anos, leva em consideração as condições macroeconômicas do país e os diversos contextos que envolvem a universidade. A versão final foi construída de forma colaborativa, por toda a comunidade acadêmica, validada pelos Conselhos Superiores e será acompanhada anualmente pelas áreas responsáveis. Ela ficou estruturada da seguinte forma:

• Apresentação
  • Metodologia
  • Resultados do PIDE 2016-2021
  • Capítulo 1 - Perfil institucional
  • Capítulo 2 - Organização administrativa
  • Capítulo 3 - Políticas institucionais e organização didático-pedagógica
  • Capítulo 4 - Gestão administrativa
  • Capítulo 5 - Avalição e acompanhamento do desenvolvimento institucional
  • Capítulo 6 - Indicadores, Metas e Projetos Institucionais

Na avaliação geral do pró-reitor de Planejamento e Administração da UFU e presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão (CPDE), professor Darizon Alves de Andrade, o Pide 2022-2027 “indica, de forma bastante clara, os caminhos a serem seguidos pela instituição nos próximos seis anos”.  Ele ressalta, ainda, que “com o passar do tempo, a universidade vem amadurecendo o seu modo de pensar sobre seus objetivos e metas e, consequentemente, produzindo peças de planejamento mais realísticas e factíveis”.

Andrade sublinha que “cumpre agora à comunidade universitária ser a guardiã deste plano analisado e aprovado pelo Conselho Universitário e exigir que ele seja cumprido fielmente. Assim fazendo, estará contribuindo para o fortalecimento de uma instituição que sabe onde quer chegar." Concluídas as etapas de construção e aprovação do novo Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão, a CPDE dá prosseguimento aos trabalhos de acompanhamento e monitoramento do planejamento institucional.

Para conhecer o Pide 2022-2027, basta acessá-lo no Portal da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração.