Definida a data da segunda fase do Vestibular UFU 2022/2

Decisão ocorreu durante reunião ordinária do Conselho de Graduação, realizada nesta sexta-feira (18/03), e que também fez as deliberações finais sobre as novas Normas Gerais da Graduação

Publicado em 18/03/2022 às 17:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Datas definidas: Vestibular 2022 terá fases nos meses de agosto e outubro. (Foto: Milton Santos/Arquivo)

Foi realizada na tarde desta sexta-feira (18/03), de forma virtual, a terceira reunião de 2022 do Conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Congrad/UFU). Na abertura do encontro, o reitor da UFU, Valder Steffen Junior, solicitou um minuto de silêncio, em respeito às 657 mil vidas perdidas devido à pandemia de covid-19 no país e "aos refugiados e vítimas desta terrível guerra da Ucrânia”.

Com 71 votos favoráveis, nenhum contrário e três abstenções, o Congrad definiu a data da segunda fase do Processo Seletivo Vestibular 2022/2: 9 de outubro, um domingo. Relatora do processo, a professora Luciana Zacharias Gomes Ferreira, da Faculdade de Direito (Fadir), acatou esta proposta, que havia partido da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps).

Desta forma, já estão confirmadas as datas das realizações das primeira e segunda fases do próximo vestibular da UFU. Vale destacar que o início deste processo seletivo será 21 de agosto, conforme foi estabelecido na primeira reunião do Congrad em 2022, no último dia 11 de fevereiro.

Aprovadas as novas Normas Gerais da Graduação

Um trabalho que começou em 2018 e foi concluído na tarde desta sexta-feira. As novas Normas Gerais da Graduação também foram aprovadas nesta assembleia do Congrad, resultando na Resolução 46/2022. “O Congrad dá um passo importante para nossos estudantes. A gente atualizou essas normas, que estavam em vigor desde 2011, e isso tem um reflexo muito positivo sobre a vida acadêmica dos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia”, celebrou Steffen Junior.

A nova versão do documento reúne 212 artigos e passa a ser o instrumento norteador para condução dos cursos de graduação da UFU, tanto nas questões dos docentes e técnicos administrativos quanto dos discentes. O trabalho de revisão foi elaborado por uma comissão instituída em 2018 e presidida pelo professor Ilmério Reis da Silva. Dentre as novidades, estão alterações em duas resoluções anteriores do Congrad: a 05/2016, que versa sobre as colações de grau, e a 15/2011 - esta última, revogada parcialmente.

Para concluir o relato elaborado pela conselheira Luciana Carvalho, foram necessárias seis reuniões do Congrad. “O relato só foi possível porque a comissão fez um excelente trabalho; o mérito principal vem deste esforço da equipe da comissão. Também agradeço imensamente a todos que fizeram sugestões e possibilitaram que concluíssemos este relato”, afirmou a professora da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU)

O texto foi aprovado com 49 votos favoráveis, três contrários e seis abstenções. “Meu 'muito obrigada' a cada participante, pelo acompanhamento, pelas inúmeras reuniões. E um agradecimento especial à nossa querida relatora. O que a professora Luciana relatou é o que conduz nossas vidas nos cursos de graduação”, destacou a pró-reitora da Prograd, Kárem Ribeiro.

Outros temas

Ainda, durante a reunião, Ribeiro convidou os conselheiros para as atividades de volta às aulas, explicando que a programação de recepção será divulgada posteriormente. “Nós estamos preparando para o dia 2 de maio, início do semestre letivo 2021/2, uma manhã de acolhimento da equipe de gestão. Depois, faremos mais quatro eventos nas noites de terça a sexta-feira, sempre às 18h, com transmissão pelo perfil da UFU no Instagram. Este é apenas um comunicado para que vocês possam se preparar”, pontuou.

A pró-reitora de Graduação também aproveitou a oportunidade para convidar todos os representantes dos cursos de licenciatura e diretores de Unidades Acadêmicas para o Fórum de Licenciatura, que acontece na próxima terça-feira, dia 22, às 14 horas, e vai discutir a restruturação dos projetos pedagógicos: “Teremos discussões extremamente importantes das novas versões destas regulamentações nas nossas licenciaturas.”