Ingresso

Próximo vestibular da UFU será realizado em agosto

Conselho de Graduação deliberou sobre esta e outras questôes do calendário acadêmico na reunião realizada nesta sexta-feira (11/02)

Publicado em 11/02/2022 às 18:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Na primeira reunião do Conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Congrad/UFU) no ano de 2022, realizada nesta sexta-feira (11/02), foi definida a data do início do Vestibular UFU 2022/2: dia 21 de agosto. Esta decisão foi necessária, em função de alguns ajustes na Resolução Congrad nº 25/2020, de 15 de dezembro de 2020, que aprovou o calendário acadêmico da graduação, referente aos períodos letivos 2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2021/2 para os campi da instituição em Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

A relatora do processo que alterou as datas do calendário foi a professora Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coêlho, lotada na Faculdade de Direito (Fadir). Com 73 votos favoráveis, três contrários e duas abstenções, as mudanças foram aprovadas, nesta reunião, que aconteceu de forma remota.

O que mudou

O prazo final para a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) informar às coordenações e Unidades Acadêmicas qual será o formato de oferta de componentes curriculares em 2021/2, até então marcado para o dia 25 de fevereiro, passa agora a 11 de março. “Tomamos esta medida com o intuito de informar às coordenações e Unidades qual será o formato dos componentes curriculares ofertados no próximo semestre letivo, em tempo hábil e com maior subsídio, a partir do parecer do Comitê de Biossegurança da UFU”, explicou a pró-reitora de Graduação, professora Kárem Ribeiro.

Por sua vez, o período de ofertas de componentes no Sistema de Gestão (SG), que antes seria entre os dias 14/03 e 26/03, agora terá um prazo maior, sendo de 14/03 a 02/04. Foram acrescidas no novo calendário, ainda, as datas para o término do prazo para solicitação de opção de curso, mudança de turno e permanência de vínculo. No primeiro semestre, será no dia 3 de março; no segundo, em 21 de julho.

Últimos passos

Tal qual já ocorreu na última reunião do Conselho Diretor (Condir), durante esta assembleia do Congrad, o pró-reitor de Planejamento e Administrzação, professor Darizon Alves de Andrade, apresentou um resumo do Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide), que vai nortear a UFU pelos próximos seis anos, de 2022 a 2027. O documento está sendo levado ao conhecimento dos membros de todos os Conselhos Superiores e será apreciado pelo Conselho Universitário (Consun), na reunião de 25 de março. Andrade lembrou que o texto base está pronto, mas segue aberto ao recebimento de eventuais sugestões para ajustes. "A comissão responsável pelo Pide está pronta para ouvir os conselheiros e as contribuições poderão ser enviadas via e-mail, para pide@reito.ufu.br. É uma construção coletiva”, ressaltou o pró-reitor.