Iniciação Científica

Diretoria de Pesquisa da UFU muda formato de apresentação de propostas de Iniciação Científica

Novo modelo vai ao encontro com os utilizados pelas agências de fomento

Publicado em 03/03/2022 às 11:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Arte: Viviane Aiko

Com o  intuito de inventariar as pesquisas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Diretoria de Pesquisa (Dirpe) mudou o formato de apresentação de propostas de Iniciação Científica exigidos nos editais de convocação. Agora, em vez de anexar o Projeto de Pesquisa em formato livre, definido pelos pesquisadores, os proponentes anexarão uma Proposta de Atividade de Pesquisa, conforme modelo disponibilizado junto aos editais.

A mudança se dá, também, para que a universidade fique em sintonia com as agências de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que já utilizam essas novas informações que serão demandadas a partir de agora. Algumas das modificações são o acréscimo de informações que antes não eram exigidas, como a relevância e a viabilidade do projeto no âmbito institucional, os impactos da pesquisa e os resultados e metas esperados.

A alteração acontece a partir do edital Dirpe Nº 1/2022, que convoca projetos de pesquisa para auxílio formação em Iniciação Científica da Escola Técnica de Saúde (Estes) da UFU. Em breve, nas redes sociais da UFU, será disponibilizado um vídeo com mais esclarecimentos sobre a mudança. Eventuais dúvidas podem ser respondidas pelo e-mail iniciacaocientifica@propp.ufu.br.

Palavras-chave: Bolsas; Iniciação Científica; Pesquisa;