16/03/2022 - 17:40 - Atualizado em 17/03/2022 - 12:18
UFU aprova minuta para criação de doutorado em Arquitetura e Urbanismo
Decisão ainda será avaliada pelo Conselho Universitário e pela Capes
Marco Cavalcanti

Reunião do Conpep foi realizada de forma remota, devido à pandemia de covid-19. (Foto: Marco Cavalcanti/Arquivo)

Em sua terceira reunião de 2022, o Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Conpep/UFU) aprovou a minuta de resolução que autoriza a criação do Curso de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAU/FAUeD).

Para ser concretizada, no entanto, a criação do curso deverá ser aprovada pelo Conselho Universitário (Consun) da universidade e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação.

Na proposta que foi aprovada no Conpep, o programa será estruturado em uma área de concentração denominada Projeto, Espaço e Cultura e possuirá duas linhas de pesquisa: Cidade e Patrimônio (perspectivas e prospectivas) e Projeto, Tecnologia e Ambiente (processos e produção). Atualmente, o PPGAU oferece o curso de mestrado acadêmico em Arquitetura e Urbanismo.

Em outra pauta da reunião, realizada de forma remota devido à pandemia de covid-19, os conselheiros continuaram as discussões das normas gerais para a criação, organização, funcionamento, implementação, extinção e alterações relativas aos programas de pós-graduação stricto sensu da UFU.

Os conselheiros também aprovaram a recomposição da Comissão de Credenciamento na Pós-Graduação (CCP). A comissão é prevista no parágrafo único do art. 8º da Resolução nº 01/2011, do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação.

O Conpep aprovou, ainda, alterações pontuais no Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (Profletras), tendo em vista a aprovação do novo Regimento Interno do Profletras Rede Nacional, em 2021.

As mudanças se referem à alteração das linhas de atuação e da estrutura curricular do curso, ao responsável por assumir a coordenação do curso em caso de vacância do coordenador, ao selo de identificação da Rede Nacional do Profletras a ser inserido no diploma e à especificação do relatório de qualificação.