Recepção de calouros

Vai procurar sua turma!

Passou na UFU e está perdido no 'rolê', não sabe como encontrar alguém da sua turma ou um veterano do seu curso? A gente te ajuda!

Publicado em 07/03/2022 às 12:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Muitas emoções tomam conta de calouros(as) que estão prestes a conhecer, talvez, pela primeira vez, uma universidade. Após a entrega de toda a documentação anterior para efetivação da matrícula, muitas outras dúvidas surgem, seja sobre grade horária, localização dos blocos, como serão ministradas as aulas, calouradas de recepção e, até mesmo, a busca de quem são os famosos veteranos.

Com o intuito de facilitar algumas destas informações iniciais para você, que está totalmente perdido(a), preparamos uma matéria sobre os Diretórios e Centros Acadêmicos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Estas são entidades estudantis que representam os estudantes dentro da universidade.

Gif: Reprodução (Pinterest)

O que é um Diretório Acadêmico?

O Diretório Acadêmico (D.A.) é uma entidade estudantil formada para representar os alunos de uma universidade, agrupando vários cursos de uma só vez. Ou seja, é o porta-voz direto dos estudantes de cursos em comum, direcionados a discutir assuntos acadêmicos, políticos e sociais no âmbito universitário.

Maria Giulia é discente do curso de Nutrição da UFU e faz parte do Diretório Acadêmico da Nutrição (Danut), atuando na coordenação de Comunicação e Marketing há, aproximadamente, 10 meses. Ela conta que antes de ingressar na universidade não sabia do que se tratava um diretório acadêmico, apenas sabia que existia dentro do curso uma atlética. “Posteriormente, conheci o diretório acadêmico e a sua função extremamente importante. É por meio da formação e existência ativa de um diretório acadêmico que o estudante tem, oficialmente, voz dentro do ambiente universitário. É no espaço das articulações dos seus membros com a comunidade acadêmica que nossas demandas são ouvidas, inclusive ocupamos cadeiras em diversas instâncias universitárias”, relata Giulia.

O Danut é uma entidade estudantil que representa os alunos do curso de Nutrição da UFU. “E trabalha em prol do desenvolvimento e apoio ao curso, promovendo ações pautadas em comunicação, política, representações estudantis, promoção de educação, educação em saúde e promoção de eventos e cultura”, afirma a graduanda. Ela complementa dizendo que “além disso, o Danut trabalha visando ao crescimento tanto do curso quanto da sociedade, levando o conhecimento, a pesquisa e os projetos para fora dos muros da universidade para benefício da comunidade”.

A formação dos diretórios costuma ser feita por meio de uma chapa, com votação entre os próprios alunos ou via processos seletivos, avaliando a capacidade de trabalhar em grupo e engajamento do aluno em questões estudantis. Assim, a chapa eleita ou aprovada fica à frente do diretório acadêmico, por um certo período. É importante frisar que cada D.A. ou Centro Acadêmico (C.A.) tem sua própria maneira de funcionar.

Atualmente, no Brasil, a livre organização dos estudantes em entidades como os diretórios e centros acadêmicos é garantida pela Lei Federal nº 7.395, de 31 de outubro de 1985. De acordo com o artigo 5º, “a organização, o funcionamento e as atividades das entidades a que se refere esta Lei serão estabelecidos nos seus estatutos, aprovados em assembleia-geral no caso de C.A.s ou D.A.s e através de congressos nas demais entidades”.

Vale lembrar que esse órgão acadêmico não possui nenhum fim lucrativo, assim todo o trabalho feito no diretório ou centro é de caráter voluntário.

E qual a diferença do diretório para o centro acadêmico?

O centro acadêmico, basicamente, desempenha as mesmas funções que o diretório acadêmico, exceto pelo fato deste último representar e congregar estudantes de mais de um curso. Por exemplo, o Diretório Acadêmico da Computação da UFU é a entidade de representação dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, enquanto o Centro Acadêmico de Comunicação Social - "Franklin Tannus" (CACoS) - atende a demandas específicas de um só curso; neste caso, Jornalismo.

Imagem: Reprodução (print)

Dentre as funções do C.A. estão: discutir soluções para possíveis problemas do curso - como falta de professores e mudanças curriculares, por exemplo -, promover debates e reuniões. E, assim como o D.A., é fundamental que o centro garanta o contato constante dos estudantes com o órgão de representação geral, o chamado Diretório Central dos Estudantes (DCE), e também com a direção da universidade.

Conheça o Guia do Calouro

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFU) disponibiliza uma publicação semestral destinada, especialmente, ao aluno ingressante na UFU (alô, calouros!). Nele há disponíveis informações básicas sobre o funcionamento da instituição, a organização da vida acadêmica, os programas e serviços de apoio colocados à disposição do aluno. O intuito é que esse documento seja a primeira fonte de consulta, facilitando as orientações ao aluno da UFU logo no início de sua experiência acadêmica.