Pular para o conteúdo principal
Excelência

Médico residente leva HC-UFU ao primeiro lugar de Minas Gerais em prova para especialistas em Oftalmologia

Pedro Hélio Estevam Ribeiro Júnior compartilha a conquista com toda a equipe de preceptores que teve no Hospital de Clínicas da UFU

Publicado em 04/04/2022 às 12:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Imagem: Reprodução/Portal da Ebserh

 

Todos os anos o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realiza uma prova de título para os concluintes de programas de residência em Oftalmologia das instituições brasileiras credenciadas a ele. Nos resultados da avaliação deste ano, o médico Pedro Hélio Estevam Ribeiro Júnior - que finalizou a residência em Oftalmologia no último mês de março - levou o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) ao primeiro lugar entre os hospitais de Minas Gerais e ao quarto lugar do Brasil.

De acordo com Ribeiro Júnior, que também fez na UFU a graduação em Medicina, o resultado foi uma surpresa. "Antes de sair o gabarito, eu tinha até dúvidas se eu iria passar. Então, jamais poderia imaginar que a minha nota seria capaz de levar a UFU a essa colocação. Para aprovação, é necessário 65% de acertos em média geral de uma prova que é muito extensa; são 225 questões a serem realizadas em um dia", contou o oftalmologista.

Ele destacou, ainda, a importância da equipe nesse processo de formação e aprovação: "Fiquei muito feliz. Eu e todo o serviço. Por mais que a nota seja minha, eu tive sempre todo apoio e incentivo dos meus preceptores. Então, é uma vitória mais que compartilhada com todos do serviço."

 

Sobre a Rede Ebserh

Desde maio de 2018, o HC-UFU faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: HC UFU residência título oftalmologia CBO

A11y