LIBRAS

Universidade Federal de Uberlândia recebe novos intérpretes e tradutores de Libras

A última quinta-feira foi momento de integração e formação para os profissionais contratados

Publicado em 02/05/2022 às 15:43 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Intérpretes e Tradutores terceirizados participam de evento de integração. Foto: Arquivo Pessoal

Na última quinta-feira, 28 de abril, a Coordenação e Supervisão da Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Depae) realizou o evento “Formação e Integração dos Tradutores e Intérpretes de Libras da Universidade Federal de Uberlândia”. O evento teve como objetivo receber novos intérpretes e tradutores contratados pela UFU, com foco em atender melhor as demandas de acessibilidade dos estudantes.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras), é utilizada por pessoas com deficiência de fala ou auditiva, para a comunicação não oral. O idioma é a segunda língua oficial do Brasil e, de acordo com a Agência Brasil, dois milhões de brasileiros utilizam a Libras como principal forma de comunicação. Mesmo assim, não são todos os brasileiros que dominam o idioma. Diante disso, se faz necessário que ambientes públicos, como é o caso da UFU, tenha a presença de intérpretes e tradutores do idioma, possibilitando uma integração efetiva dos deficientes de fala e auditivos.

Prof. Dr. Ilmério Silva abre evento sobre Libras. Foto: Arquivo Pessoal

A contratação de profissionais terceirizados, realizada pela Depae - que é vinculada à Diretoria de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Diren/Prograd)  - atente à necessida dos serviços de tradução e interpretação de Libras para a UFU no ano de 2022. Para receber estes profissionais, o evento realizado pela Depae contemplou momentos de integração e formação dos novos profissionais, visando a criação de um ambiente de trabalho integrado e harmônico, além de promover uma formação acerca da inclusão e acessibilidade para os intérpretes e tradutores na instituição.

A programação foi dividida em duas etapas: pela manhã aconteceu uma palestra e à tarde foi realizada a roda de conversa. Na abertura a Pró-Reitora de Graduação, Kárem Cristina de Sousa Ribeiro e o Diretor de Ensino, Ilmério Reis da Silva deram as boas-vindas e falaram aos participantes. Em seguida, houve a palestra “Atuação dos Tradutores e Intérpretes de Libras no Ensino Superior”, ministrada pela intérprete e professora Keli Maria de Souza Costa Silva. À tarde, ocorreu a apresentação da Depae e uma roda de conversa sobre questões administrativas e pedagógicas.

Abertura do evento de formação e integração de intérpretes e tradutores de Libras. Foto: Arquivo Pessoal

Palavras-chave: Libras DEPAE Diren Prograd UFU