Desafio

Computação da UFU conquista medalhas de prata e ouro na Maratona Mineira de Programação

Competição foi promovida pela Sociedade Mineira de Computação (SBC)

Publicado em 13/06/2022 às 15:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

A IX Maratona Mineira de Programação foi realizada nos dias 27 e 28 de maio. (Foto: Divulgação/Facom)

Integrantes da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU) conquistaram medalhas de prata e de ouro na Maratona Mineira de Programação (MMP) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A competição foi realizada nos dias 27 e 28 de maio, no campus do Cefet-MG na cidade de Timóteo, Minas Gerais.

Este é o principal campeonato estadual de programação universitária realizado pela SBC e tem como objetivo a difusão de conhecimento tecnológico com impacto na inovação no estado e o fortalecimento de Minas Gerais e de seu potencial como uma das principais referências de inovação no país, através do desenvolvimento de talentos de alto desempenho, na área tecnológica.

A premiação da MMP segue as regras da Maratona SBC de Programação Nacional e do campeonato mundial de programação universitária (ICPC - International Collegiate Programming Contest), com medalha de ouro do 1⁰ ao 4⁰, prata do 5⁰ ao 8⁰ e bronze do 9⁰ ao 12⁰.

Estiveram presentes os 156 melhores programadores universitários de todas as regiões do estado de Minas Gerais. Além de conquistar medalhas de prata e ouro, a Facom foi a campeã do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Participaram instituições de ensino superior de todas regiões do estado, distribuídas em: Central/Centro Oeste, Leste, Norte, Sul, Triângulo/Alto Paranaíba e Zona da Mata.

Os campeões regionais foram:

Central/Centro Oeste: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)Leste: Universidade Federal de Itajubá (Unifei-Itabira)Norte: Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)Sul: Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel)Triângulo/Alto Paranaíba: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)Zona da Mata: Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Equipes

"Vai na sort()", time da UFU composto por Mateus Oliveira Lemos, Pedro Diogo Machado e Thiago Mota Carvalho, conquistou medalha de prata com a 7ª colocação. O time "Pinguins de Madagascar", formado por Amauri Pietropaolo Tavares Junior, Guilherme Cabral de Menezes e Marcos Felipe Belisário Costa, alcançaram o ouro, com a 4ª colocação.

O time "O(s) Brabos", integrado por Felipe Augusto Nunes Cintra, Lucas Gabriel Teodoro Araújo e Matheus Costa Monteiro recebeu medalha de honra ao mérito por desempenho regional, com a 18ª colocação. O time "Fênix", formado por alunos do ensino médio de projeto de extensão da Facom, participou sem competir, como CCL (Café com Leite), pois apenas alunos do ensino superior podem disputar. Caso estivessem competindo, os alunos Carlos Cabral de Menezes Filho, Heitor Raimundo Domingues Pereira do Prado e Isabela Cunha Silva teriam conquistado medalha de bronze.

Os treinadores (coaches) dos times da Facom foram Giullia Rodrigues de Menezes, aluna do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGCO/UFU) e os professores Luiz Cláudio Theodoro e João Henrique de Souza Pereira.

Palavras-chave: competição Maratona Computação Minas gerais Facom