Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

28/06/2022 - 17:12 - Atualizado em 07/07/2022 - 17:54
UFU e Praia Clube assinam acordo
Cerimônia selou parceria que objetiva impulsionar o esporte de alto rendimento na universidade
Por: 
Cíntia Sousa

Parceria entre UFU e Praia Clube é inédita para o esporte universitário. (Fotos: Milton Santos)

Na tarde da última segunda-feira, 27 de junho, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Praia Clube assinaram um Termo de Acordo de Cooperação Técnica. A ação inédita entre as duas instituições objetiva impulsionar o esporte de alto rendimento entre os estudantes da UFU. A parceria abrange, inicialmente, cinco modalidades coletivas: basquetebol, handebol, futebol de campo, futsal e vôlei.

O acordo não envolve recursos financeiros; o Praia Clube disponibilizará orientações especializadas (treinadores) para os alunos da UFU que participarão das modalidades. “Todos os esportes do convênio terão os profissionais da melhor qualidade possível. Nós vamos transformar a UFU também em uma grande referência no esporte nacional. Esse é o nosso compromisso”, enfatiza o presidente do Praia, Carlos Augusto Ribeiro Ferreira Braga. 

Um dos técnicos da parceria será o dinamarquês Morten Soubak, que comandou a Seleção Brasileira Feminina de Handebol na conquista do Mundial, em 2013

“O Praia é uma referência, é um celeiro de atletas; tem representado a nossa cidade tanto no Brasil quanto fora, no esporte olímpico e no paralímpico. E a Universidade Federal de Uberlândia também é um celeiro de atleta. Certamente, bem treinados e com as condições favoráveis para desenvolver o trabalho, os nossos atletas e as nossas atletas poderão render muito mais do que aquilo que têm conseguido até agora”, destaca o reitor da UFU, Valder Steffen Junior.

“Dentro do programa nacional estudantil, o esporte é uma das áreas de atuação. Junto com a Diesu [Divisão de Esporte e Lazer Universitário], a gente busca a interação e a integração do esporte, com foco nas saúdes física e mental dos nossos estudantes”, explica a pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva Calderari.

A seleção acontecerá em julho e será organizada pela Diesu; os treinamentos, que acontecerão nas instalações da UFU, iniciarão logo após a seletiva. “Pretendemos começar já no próximo mês, com a abertura das inscrições e seletivas. É estimado o atendimento inicial de 200 a 250 atletas, mas podemos atingir muito mais do que isso”, comenta o diretor de Qualidade de Vida do Estudante, Cláudio Gomes Barbosa.

A cerimônia aconteceu na Sala dos Conselhos e, além do presidente do Praia Clube e das três autoridades da UFU citadas acima, também contou com a participação de: Hélder Eterno da Silveira (pró-reitor de Extensão e Cultura); Márcio Magno Costa (pró-reitor de Gestão de Pessoas); Ismaley Marques Martins Fontes (representante da Pró-Reitoria de Graduação); Anna Paula Martins Leite e Marili Peres Junqueira (representantes da Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial); Marcos Seizo Kishi (diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia); Matheus Marques de Costa (aluno de Zootecnia e presidente da Liga das Atléticas da UFU); e de representantes da Diesu, das Associações Atléticas Acadêmicas da UFU, da equipe técnica do Praia Clube e treinadores.

 

>>> Confira as ações da Diesu

>>> Conheça o Praia Clube

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal