Contando histórias para crianças

Servidora da UFU lança o livro 'A borboleta e o Dragão'

Publicado em 26/07/2022 às 10:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Foi contando histórias para as filhas, sobrinhos e netas - que a todo tempo querem histórias novas -, que Ana Zago Ciuffa tomou gosto pela atividade. Com estes ouvintes exigentes, a mãe, tia e avó teve que esbanjar criatividade e se tornou uma “criadora de histórias”.

Por insistência das filhas Mariana e Andreia - que sempre admiraram a criatividade e habilidade da mãe em criar histórias novas -, uma delas saiu do imaginário e foi para o papel. Agora, as criações de Ana Zago terão mais alcance, por meio de seu primeiro livro "A borboleta e o Dragão", que conta a saga de uma linda e esperta borboletinha chamada Flora. No vídeo abaixo, a escritora apresenta um pouco mais desse enredo.

A autora revela que possui outras histórias infantis escritas e já rascunha um livro de contos para adultos. “'A Borboleta e o Dragão' é voltado para o público infantil em geral, sem limite de idade porque mesmo os que não sabem ler devem ouvir histórias desde que estão na barriga. Como contadora de histórias, sei que todos somos público-alvo para ouvi-las, principalmente aquelas que são como essa, com um fundo moral. Muitos adultos que leem esse livro dizem ter se emocionado”, comemora Ana Zago, que contou com a parceria do ilustrador Ricardo Sá nesse trabalho.

“Escrever para o público infantil, como também conviver com ele, é sempre um grande prazer e aprendizado. A criança tem a espontaneidade que muitos de nós já perdemos. Na companhia delas somos mais inteiros, mais próximos da nossa essência, mais perto de Deus. Tenho também contos para adultos, mas precisava do aprendizado das crianças para prosseguir”, completa a autora.

Sobre a autora

Ana Cristina Zago de Mesquita Ciuffa é bacharel em Letras pelo Centro Universitário do Triângulo e mestre em Teoria da Literatura pela UFU, onde trabalha desde 2016, como assistente em administração da equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Espiritualista, sua dissertação aborda a presença do sagrado no inconsciente humano. Cresceu cercada pelas obras de Monteiro Lobato e os clássicos de Walt Disney. Ama bruxas, fadas e todos os animais. Acredita que as histórias, principalmente as infantis, devem ter sempre um final feliz porque as crianças precisam perceber a magia do bem existente no mundo.

Sobre o ilustrador

Ricardo Sá nasceu em Fortaleza (CE), em 1959. Formado em Arquitetura e com cursos no Museu de Arte Moderna e no Instituto dos Arquitetos - ambos no Rio de Janeiro -, dedicou-se ao desenho toda sua vida em todas as categorias dessa arte. Iniciou na vida profissional como ilustrador e hoje possui uma empresa que produz livros, cartilhas, jornais e revistas para diversas editoras e empresas. Produziu roteiro e arte para quadrinhos nas décadas de 80 e 90. Trabalha com jornais, editoras e agências de publicidade e empresas de diversos matizes profissionais, fornecendo ilustrações e infográficos. Atuou, também, como professor de desenho artístico, publicidade, perspectiva e arquitetura.

Onde adquirir

O livro "A Borboleta e o Dragão" pode ser adquirido na Revistaria Itacolomy, em Uberlândia, ou por meio do site da Editora Ramalhete. Também é possível entrar em contato diretamente com a escritora, via WhatsApp (34) 99332-6464 ou redes sociais: Instagram (@anacriszago) e Facebook (Ana Cris Zago Ciuffa).

Palavras-chave: A borboleta e o Dragão livro infantil