Biblioteca Santa Mônica oferece atendimento específico a usuários surdos

Interessados devem procurar o setor de segunda à quarta-feira, no período vespertino

Publicado em 02/08/2022 às 17:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Heverton Fernandes e Vinícius Souza desenvolvem o projeto 'Incluindo Surdos nas Bibliotecas UFU'. (Foto: Milton Santos)

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (Sisbi/UFU), desde julho, oferece aos seus usuários atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ação faz parte do projeto “Incluindo Surdos nas Bibliotecas UFU” e é uma iniciativa da Comissão de Inclusão e Acessibilidade do setor. O atendimento acontece de segunda à quarta-feira, das 13h às 17h, na Biblioteca Central Santa Mônica, pelo bolsista Vinícius Resende Souza, graduando do curso de Letras com Domínio de Libras.

O projeto tem como objetivo minimizar as barreiras encontradas por usuários surdos no âmbito das bibliotecas e foi idealizado por Heverton Rodrigues Fernandes, presidente da Comissão de Inclusão e Acessibilidade e assistente administrativo desta que é a maior dentre as bibliotecas da UFU.

“A gente já vinha pensando em como atender todos os tipos de deficiência, quais ações seriam necessárias. E, no caso dos surdos, a gente percebeu que não havia adaptação aqui na biblioteca do Santa Mônica; ela não é acessível para pessoas surdas e não há pessoal capacitado que saiba a Língua Brasileira de Sinais. Então, surgiu a ideia de trazer um estagiário, bolsista do curso de Letras com domínio de Libras, para auxiliar no atendimento”, pontua Fernandes,

Vinícius Resende Souza, estudante do 4º período, é o responsável pela orientação em Libras aos usuários surdos. “Eles chegam à biblioteca e daí têm um suporte. Eu ajudo a procurar o livro, a ter conhecimento do ambiente da biblioteca”, explica Souza.

A proposta da comissão é desenvolver outras iniciativas voltadas a melhorias de acessibilidade. O primeiro material adaptado em Libras será um vídeo com informações sobre os espaços, os serviços e os atendimentos oferecidos nas bibliotecas, conforme afirma Fernandes: “A ideia é, que além do atendimento, adaptemos alguns materiais instrucionais da biblioteca.”

Para o atendimento em Libras, não é necessário realizar agendamento. Basta se dirigir à Biblioteca Central Santa Mônica, nos horários estabelecidos.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: Libras; Acessibilidade Surdos; Sisbi UFU