Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

11/08/2022 - 11:05 - Atualizado em 11/08/2022 - 12:29
Docentes da UFU colaboram com vigilância da febre maculosa no país
Doença é transmitida por carrapatos e ocorre em várias regiões do Brasil
Por: 
Portal Comunica UFU

Participantes da oficina para classificação de áreas de risco para vigilância da febre maculosa. (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

A Coordenação-Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, realizou, entre 3 a 5 de agosto, em Brasília, uma oficina de trabalho com especialistas dos grupos de Vigilância Epidemiológica dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Participaram como convidados da oficina os professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Stefan Vilges de Oliveira, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina (Famed), e Matias Szabó, da Faculdade de Medicina Veterinária (Famev).

A oficina teve como objetivo elaborar as diretrizes técnicas para vigilância da febre maculosa em relação à classificação de área a fim de estabelecer as normas quanto ao risco de ocorrência da doença nos estados e municípios e no Distrito Federal.

Como produto das oficinas, o Ministério da Saúde pretende criar um documento com orientações que irão subsidiar as ações de manejo, controle e prevenção da febre maculosa de acordo com a classificação do risco.

A febre maculosa é uma doença transmitida por carrapatos que ocorre em várias regiões do Brasil e que pode apresentar elevada letalidade. Conhecer as áreas de risco é imprescindível para adoção de estratégias de prevenção, controle e priorização de intervenções que reduzam o adoecimento e a morte pela doença.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal