Economia

Uberlândia registra queda de 0,88 ponto percentual no Índice de Preços ao Consumidor em agosto

Em agosto, movimento de recuo nos preços foi registrado em cinco dos nove grupos, com destaque para o de Transportes, em decorrência da queda de 11,81% nos combustíveis

Publicado em 16/09/2022 às 12:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Variação mensal do IPC-CEPES/ Reprodução: CEPES

Variação mensal do IPC-Cepes. (Imagem: Reprodução/Cepes)

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) divulgou, na manhã desta sexta-feira (16/08), os boletins do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e da Cesta Básica de Alimentos (CBA) referentes ao mês de agosto na cidade de Uberlândia (MG).

Ao contrário do que aconteceu nos demais meses do ano, agosto registrou queda no IPC, tendo variação registrada de -0,88%, ficando 0,37 pontos percentuais abaixo do índice de julho. No ano, a variação acumulada do IPC-Cepes foi 4,23% e, nos últimos 12 meses, de 7,52%.

Ao todo, cinco dos nove grupos registraram variação negativa nos números, ou seja, os preços ficaram menores. "Transportes", com variação de -3,26% e impacto de -0,65 ponto percentual no IPC-Cepes, foi o grande destaque neste quesito, sendo que os combustíveis ficaram 11,81% mais baratos em relação a julho. A queda de 9,10% no custo da energia elétrica residencial foi o principal fator determinante para o grupo "Habitação" ter registrado um índice de -1,45%. Os outros grupos com variação negativa foram: "Comunicação" (-5,34% / impacto de -0,18 p.p.); "Alimentação e Bebidas" (-0,22% / impacto de -0,06 p.p.); e "Artigos de Residência" (-0,44% / impacto de -0,02 p.p.).

Por outro lado, os grupos que apresentaram variação positiva no índice, isto é, encareceram, foram: "Saúde e Cuidados Pessoais (1,45% e impacto de 0,14 p.p.); "Vestuário" (1,59% e impacto de 0,09 p.p.); "Despesas Pessoais" (0,82% e impacto de 0,05 p.p.); e "Educação" (1,13% e impacto de 0,03 p.p.).

Cesta Básica de Alimentos

Em relação à Cesta Básica de Alimentos (CBA) em Uberlândia, no mês de agosto, o gasto mensal foi de R$ 619,92, valor 3,35% inferior ao verificado em julho (R$ 641,41). No ano, a variação acumulada foi 6,10%, enquanto nos últimos 12 meses o valor da cesta básica acumulou uma alta de 15,39%. Em agosto de 2022, oito produtos da cesta apresentaram redução de preços, sendo que as maiores quedas foram registradas no tomate (-17,40%), na batata (-14,82%) e no óleo (-9,27%). Em sentido inverso, as principais elevações de preços foram verificadas na farinha de trigo (4,73%), no café (1,20%) e no pão (1,18%).

Com 38,54%, a carne segue sendo o produto com a maior participação relativa no gasto da Cesta Básica de Alimentos. Por outro lado, o menor percentual de participação no gasto da cesta foi verificado na farinha de trigo (1,35%).

Para conseguir pagar a CBA, o uberlandense que recebe um salário mínimo precisa trabalhar 112 horas e 32 minutos. No mês passado, o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família constituída por dois adultos e duas crianças (ou constituída por três adultos),em Uberlândia, ficou em R$ 5.207,99. Ademais, o resultado do mês mostra que o salário mínimo oficial (R$ 1.212,00) equivale a 23,27% do salário mínimo necessário do mês para o maior município do interior de Minas Gerais.

Palavras-chave: IPC Cepes; IERI UFU; cesta básica; Agosto; economia; Uberlândia