Pandemia

Uso de máscaras nos ambientes da UFU passa a ser facultativo

Relatora da matéria no Consun destaca importância de se manterem os protocolos sanitários, uso de álcool em gel, etiqueta respiratória e higienização constante das mãos

Publicado em 30/09/2022 às 17:36 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Às 16h02 desta sexta-feira, 30 de setembro de 2022 – por 100 votos favoráveis, 0 contrário e 3 abstenções – o Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU) aprovou o uso facultativo de máscaras nos ambientes da universidade.

De acordo com a Minuta de Resolução aprovada pelo Consun (Processo nº 23117.065475/2022-53), apresentada pela relatora Núbia dos Santos Saad, docente da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU), permanece obrigatório o uso de máscaras em espaços destinados a atendimentos da área da saúde, no ônibus intercampi, e por pessoas que estejam com sintomas gripais.

Segundo ela, com o estabelecimento do uso facultativo da máscara respiratória, prevalecerá a postura individual de cada membro da comunidade universitária, de forma consciente e responsável, para si e demais ao seu entorno. “O uso de máscara conquistou espaço no quesito saúde e segurança, nos últimos tempos, como um equipamento de proteção individual de uso comum e acessível. É necessário prosseguir cumprindo os protocolos sanitários, no tocante a aspectos de higienização, uso de álcool em gel, etiqueta respiratória e manter mãos sempre limpas”, ressaltou Saad.

Em seu parecer, que subsidiou a elaboração da Minuta, além dos dados que indicam ampla cobertura vacinal e evolução favorável da situação epidemiológica e do 4º Protocolo de Biossegurança da UFU, a relatora considera o OFÍCIO Nº 35/2022/CMCOVID19/REITO-UFU, de 5 de setembro de 2022, pelo qual o presidente do Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU (CMCOVID19/UFU) recomenda o uso facultativo de máscaras nos ambientes da UFU.

A sessão foi presidida pelo vice-presidente do Conselho Universitário, no exercício do cargo de presidente, vice-reitor Carlos Henrique Martins, que encaminhou a Minuta de Resolução à Secretaria-Geral da UFU para publicação prevista para a próxima segunda-feira, dia 3.

Palavras-chave: Comitê de Monitoramento à Covid-19 Máscaras de proteção Covid 19 Consun UFU