Campus Santa Mônica

Clássico da comédia brasileira será atração do Cine UFU

'Macunaíma' estará em exibição no Bloco 5O-B, a partir das 19 horas desta quinta-feira, 27 de outubro

Publicado em 25/10/2022 às 10:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Como parte das atrações do Centenário da Semana de Arte Moderna, o Cine UFU traz uma atividade diferente. Será exibido o filme "Macunaíma", clássico da comédia brasileira. No elenco, atores como Grande Otelo, Paulo José, Dina Sfat e Milton Gonçalves, entre outros grandes nomes.

Dirigida por Joaquim de Andrade, a obra está na lista dos 100 melhores filmes brasileiros. A exibição acontecerá nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, no estacionamento do Bloco 5O-B, no Campus Santa Mônica, a partir das 19h.

Sinopse

Macunaíma é um indigena de pele preta. Teve uma infância tortuosa e com muitas dificuldades. Quando cresce, ele e a família entram em um “pau de arara” e vão para a cidade grande. Lá, Macunaíma tem um choque por causa da quantidade de máquinas e, a partir daí, muitas coisas acontecem. Gostou?! Então vem pro Cine UFU saber o final desta história.

Cine Debate

Após a apresentação, acontecerá uma discussão usando como temática o filme "Macuinaíma", com a docente Patrícia Osses, do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU). Osses trabalha reflexões sobre o espaço e sua relação com o indivíduo.

Ela é professora de Instalação e Performance. Nascida no Chile, cursou graduação e pós-graduação de Poéticas Visuais, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Trabalha sobre o território dos lugares literários, dos desertos urbanos e do centro do mundo a partir de suas bordas. Pesquisa Arte e Ocupação na America Latina.

Palavras-chave: CineUFu Macunaíma