Skip to:

FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

11/10/2022 - 11:00 - Atualizado em 17/10/2022 - 09:35
Equipe UFU conclui projeto de recuperação estrutural da centenária Ponte Affonso Penna
Representantes da Faculdade de Engenharia Civil farão o acompanhamento das obras de reparo até a liberação do tráfego
Por: 
Cristiano Alvarenga

Ponte Affonso Penna será recuperada com apoio técnico da Faculdade de Engenharia Civil. (Foto: Arquivo/Feciv/UFU)

Professores, técnicos e estudantes da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia (Feciv/UFU) concluíram o projeto de recuperação estrutural da centenária Ponte Affonso Penna, que liga os municípios de Araporã, em Minas Gerais, e a cidade goiana de Itumbiara.

A ponte está interditada desde abril de 2020 e conta com o apoio técnico da equipe da Feciv em todas as fases de restauração, até a liberação para o tráfego. Até o momento, foram realizados relatórios sobre a situação da ponte e desenvolvido o projeto de recuperação - este, entregue em setembro à Prefeitura de Araporã.

As próximas etapas são a elaboração do edital de licitação, junto à Prefeitura de Araporã, e a posterior realização dos reparos previstos no projeto de recuperação. “A equipe da Feciv fará visitas para acompanhamento e fiscalização dos serviços executados”, explica o professor Rodrigo Gustavo Delalibera, coordenador do projeto.

Representantes da equipe da UFU, Prefeitura de Araporã e Prefeitura de Itumbiara, em cerimônia de entrega do projeto de recuperação estrutural. (Foto: Arquivo/Feciv/UFU)

 

Patrimônio Histórico

Construída às margens do Rio Paranaíba, a Ponte Affonso Penna tem 240 metros de comprimento. Considerada a primeira ponte estaiada do Brasil, foi tombada em 2011 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A ponte, do tipo pênsil estaiada, foi concluída em 1909, uma inovação no Brasil naquela época. Neste tipo de construção, a ponte é suspensa em um cabo de aço principal que interliga com os cabos pendurais.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2023. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal