Internacionalização

Pesquisador finlandês visita UFU e ministra palestras na área de Gestão e Negócios

Intercâmbio tem foco em micro, pequenas e médias empresas

Publicado em 13/10/2022 às 16:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Para Muhos, o intercâmbio tem contribuído para os resultados das pesquisas, principalmente na publicação de artigos em periódicos internacionais. (Foto: Marco Cavalcanti)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está recebendo a visita do diretor do Kerttu Saalasti Institute (KSI), da Universidade de Oulu (Oulun Yliopisto), da Finlândia, Matii Muhos. O intercâmbio faz parte das atividades do Programa de Internacionalização, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), conhecido como Capes/PrInt.

O docente colabora com a Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen), principalmente no desenvolvimento de pesquisas relacionadas a modelos de maturidade de vendas, voltados a micro, pequenas e médias empresas em contextos internacionais.

Desde a assinatura do acordo de cooperação, em 2018, já foram realizadas duas visitas de pesquisadores da Fagen à Finlândia e duas do KSI ao Brasil. Eles têm feito estudos comparativos das realidades regionais dos dois países. Os trabalhos também se voltam para as consequências da pandemia de covid-19 nas micro, médias e pequenas empresas.

Como explica Verônica de Paula, docente do Programa de Pós-Graduação da Fagen, as pesquisas visam não somente entender essas organizações, mas também capacitá-las. “Uma parte do projeto, inclusive, abrange a capacitação de empreendedores, de gestores de micro, pequenas e médias empresas com conhecimento necessário para a questão da transformação digital, de utilização de novos canais vendas, de comunicação, e a questão de maturidade: de vendas, de maturidade do negócio, de crescimento do negócio”, acrescenta a professora.

Matii Muhos chegou no último dia 8 e permanecerá no Brasil até 26 de outubro. Nesse período, serão realizadas quatro palestras, em Inglês, com a participação do pesquisador finlandês; entre elas, uma será on- line (veja abaixo). O objetivo dos eventos é a troca de conhecimento e a apresentação de pesquisas desenvolvidas em conjunto com a Fagen.

Como observa Muhos, o intercâmbio entre o KSI e a Fagen tem contribuído para os resultados das pesquisas, principalmente na publicação de artigos em periódicos internacionais, por incluir a colaboração de pesquisadores de dois países.

Ele destaca a importância para o desenvolvimento das regiões, com os resultados que vão sendo compartilhados com as organizações de desenvolvimento regional e empresas, inclusive, durante as visitas. O finlandês também afirma que sua visita vai contribuir para a continuação dos resultados positivos que já vêm sendo obtidos até agora.

No dia 19/10, às 19h, será realizada palestra internacional sobre Inovação e o ambiente de negócios na Finlândia, com transmissão on-line e participação de Matti Muhos. Clique AQUI para se inscrever.

Palavras-chave: intercâmbio PrInt Finlândia visita Fagen Gestão e Negocios empresas