Pandemia

Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU recomenda o retorno do uso de máscara nos ambientes fechados da universidade

Objetivo é combater a disseminação do novo coronavírus

Publicado em 17/11/2022 às 17:52 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Utilização da proteção é recomendada principalmente a pessoas com fatores de risco para complicações da covid-19. (Foto: Marco Cavalcanti)

O Comitê de Monitoramento à Covid-19 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) fez um alerta à comunidade universitária nesta quinta-feira, 17/11, recomendando a volta do uso de máscaras em todos os ambientes fechados.

A nota técnica destaca que a utilização da proteção é recomendada principalmente a pessoas com fatores de risco para complicações da covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades), a quem tem contato com casos confirmados de covid-19 e a quem estiver com sintomas gripais.

A nota também faz recomendação para a higienização frequente das mãos com água e sabão e o uso do álcool 70% e reitera a necessidade de esquema vacinal completo, com as doses de reforço para maiores de 18 anos. O comitê recomenda, ainda, que as pessoas evitem aglomerações.

O documento também informa que as pessoas com sintomas de covid-19 ou gripe influenza procurem o serviço de saúde e notifiquem o Subcomitê de Vigilância Epidemiológica da UFU.

Para fazer a notificação, estudantes, técnicos administrativos, docentes e funcionários das fundações e empresas terceirizadas devem preencher o "Formulário de Notificação - Covid-19 - UFU" .

Para mais informações, acesse o Fluxo de Notificação de Casos e Sintomas de Covid-19, disponível em:  https://ufu.br/comitecovid19/fluxo-notificacao-de-casos-covid-19. As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail vigilanciacovid@reito.ufu.br ou sanadas pelo telefone (34) 3239-1369. Site do Comitê de Monitoramento à COVID 19 UFU: https://ufu.br/comitecovid19.

Palavras-chave: Covid comitê máscaras