Compromisso

Como a indústria da soldagem pode contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Relatório elaborado por integrante do Centro para Pesquisa e Desenvolvimento de Processos de Soldagem (Laprosolda/UFU) traz contribuições para os ODS da ONU

Publicado em 03/11/2022 às 14:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global que a Organização das Nações Unidas (ONU) faz para pôr fim à pobreza e à fome, para proteger o planeta das mudanças climáticas e para reduzir as desigualdades. Ações relacionadas à saúde, educação, justiça e desenvolvimento econômico também fazem parte do plano.

O acordo entre os 193 Estados-membros da ONU foi feito em 2015 e tem o compromisso desses países de seguir a agenda de desenvolvimento sustentável até 2030. No Brasil, diversas instituições públicas e privadas vêm contribuindo para o atendimento dos ODS.

É o caso das universidades. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Centro para Pesquisa e Desenvolvimento de Processos de Soldagem (Laprosolda), da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec), é um dos setores da universidade que se dedicam a essa colaboração. O centro é uma infraestrutura física laboratorial e de pessoal especializado dedicada ao desenvolvimento de processos de soldagem.

A atuação do Laprosolda envolve uma parceria com a Associação Brasileira de Soldagem, a ABS, e o governo brasileiro. Mas, como a indústria da soldagem é capaz de contribuir para atingir os 17 ODS e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros?

A resposta está concentrada em um artigo publicado na Revista Soldagem e Inspeção, intitulado “O Papel da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Associação Brasileira de Soldagem (ABS) em Relação à Capacidade Nacional de Soldagem no Brasil para Se Alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU)”.

A publicação foi escrita pelo docente Luiz Eduardo dos Santos Paes, do Laprosolda/Femec, em parceria com Chris Smallbone, ex-presidente do Instituto Internacional de Soldagem (International Institute of Welding-IIW). “A ideia foi mostrar como é possível contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas utilizando a soldagem”, comenta Paes.

Clique aqui para ler o relatório em Inglês.

Palavras-chave: ODS ONU Desenvolvimento Laprosolda indústria soldagem contribuição Ciência