Skip to:

FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

25/11/2022 - 13:03 - Atualizado em 25/11/2022 - 19:33
Docente do Instituto de Artes conquista segundo lugar do 8º Prêmio Abeu
Livro 'Entre o Belo e o Útil: manuais e práticas do ensino do desenho no Brasil', de Renato Palumbo Dória, foi um dos destaques na categoria 'Linguística, Letras e Artes'
Por: 
Lílian Karla

O livro “Entre o Belo e o Útil: manuais e práticas do ensino do desenho no Brasil”, de Renato Palumbo Dória, docente do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU), conquistou o segundo lugar na categoria "Linguística, Letras e Artes" do Prêmio ABEU 2022. O material foi publicado em 2021 pela Editora da Unicamp. Em primeiro lugar ficou uma obra em dois volumes editada pela Edusp, "Oswaldo de Andrade: Obra Incompleta", coordenada por Jorge Schwartz.

A noite de gala da oitava edição do Prêmio da Associação Brasileiras das Editoras Universitárias (Abeu) aconteceu no dia 18 de novembro, no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo (SP). O prêmio foi instituído em 2015 com o objetivo de incentivar a qualificação das edições das casas editoras universitárias, bem como reconhecer as melhores edições de cada ano e fomentar a produção técnico-científica.

A obra premiada assinada por Dória possui um prefácio de Jorge Coli, historiador da Arte, e apresentação de Carlota Boto, atual diretora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). O material transita pelas áreas das histórias da Arte e da Educação.

O professor da UFU conta que trabalhou em acervos de coleções de diferentes locais do país e, a partir disso, desenvolveu pesquisas em locais como Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Pará, dentre outros, as quais contribuíram para pensar a questão da história e desenho no país.

Professor Renato Palumbo Dória (ao centro). (Foto: Comissão Organizadora do Prêmio Abeu 2022)

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Leia também:

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2023. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal