Videocast

Cuidados com a pele são tema do episódio 39 do ‘UFUCast’

Bate-papo da edição abordou campanha'Dezembro Laranja', os fatores de risco e os métodos de prevenção para os diferentes tipos do câncer de pele e, ainda, a importância do uso de protetores solares específicos para cada tom de pele

Publicado em 15/12/2022 às 14:13 - Atualizado em 22/11/2023 às 08:10

Foto: Reprodução

trigésimo nono episódio do UFUCast foi ao ar nesta quinta-feira (15/12), abordando os cuidados com a pele. Durante a transmissão, as jornalistas Jussara Coelho e Sara Camelo conversaram com a chefe do Setor de Oncologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), Cláudia Tavares, e com Mabel Duarte Alves Gomides, médica dermatologista e professora da Faculdade de Medicina (Famed/UFU).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que de 2 a 3 milhões de casos de câncer de pele surgem por ano e aqui, no Brasil, a incidência da radiação ultravioleta, que é o maior agente responsável pela mutação das células, é elevada devido à tropicalidade do país. O que contribui para a quantidade de pessoas predispostas a desenvolverem câncer de pele, que corresponde a 33% dos diagnósticos de todos os tipos de câncer no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos.

Duarte comentou sobre outros fatores que também favorecem o desenvolvimento do câncer de pele. A docente da Famed pontuou que 80% da radiação acumulada na nossa pele é adquirida até os 20 anos de idade, dependendo do ambiente em que a pessoa vive. Depois dessa idade, a exposição tende a diminuir, mas os cuidados preventivos devem ser mantidos.

O videocast abordou, ainda, os principais assuntos que envolvem a pele. Vale ressaltar que as pessoas devem atentar-se a pintas, manchas assimétricas e lesões suspeitas que aparecem e formam feridas. São alterações que servem de alerta para adicionar aos exames de rotina uma visita ao dermatologista, pois é este profissional que vai observar essas manifestações e, se preciso, definir o tratamento e ajudar na prevenção de novas lesões.

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU no YouTube e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Este projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.