Novembro teve alta de quase 40% no preço do tomate em Uberlândia

Novo levantamento do Cepes também destaca encarecimento do grupo de Transportes, puxado pela variação de 3,23% registrada nos combustíveis veiculares

Publicado em 20/12/2022 às 10:57 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) divulgou, na manhã desta terça-feira (20/12), os boletins do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e da Cesta Básica de Alimentos (CBA) referentes ao mês de novembro na cidade de Uberlândia. No mês passado, o IPC fechou em 0,24%, ficando 0,15 pontos percentuais acima do índice de outubro. No ano, a variação acumulada está em 4,47% e, nos últimos 12 meses, é de 5,16%. Confira, abaixo, o gráfico comparativo:

Ao todo, cinco dos nove grupos registraram variação negativa nos números, ou seja, os preços ficaram menores. "Habitação", com variação de -0,16% e impacto de -0,03 ponto percentual, foi o grande destaque neste quesito, sendo que o item "Combustíveis domésticos" ficou 1,42% mais barato em relação a outubro. Os outros grupos com variação negativa foram: "Educação" (-0,18% / -0,004 p.p.); "Artigos de residência" (-0,18% / -0,01 p.p.); "Comunicação" (variação de -0,08% / -0,003 p.p.); e "Saúde e cuidados pessoais" (-0,03% / -0,002 p.p.).

Por outro lado, o grupo que apresentou maior oscilação positiva no índice, isto é, encareceu, foi o de "Transportes" - cuja variação fechou em 0,88%, resultando em um impacto de 0,17 ponto percentual. O item que mais contribuiu para estes números foi "Combustíveis (veículos)”, com variação de 3,23% e impacto de 0,14 p.p. no índice. Completam a lista dos grupos que também subiram de preço: "Despesas pessoais" (0,73% / 0,05 p.p.); "Alimentação e bebidas" (0,25% / 0,07 p.p.); e Vestuário (0,06% / 0,003 p.p.).

Cesta Básica de Alimentos

Quanto à Cesta Básica de Alimentos (CBA) em Uberlândia, no mês de novembro, o gasto mensal foi de R$ 660,16 - preço 4,83% superior ao verificado em outubro (R$ 629,72). No ano, a variação acumulada chega a 12,99%, enquanto nos últimos 12 meses o valor da cesta básica somou uma alta de 15,92%. No mês passado, oito bens apresentaram aumento de custo, sendo que as maiores altas foram registradas no tomate (36,42%), na banana (22,46%) e na batata (7,51%). Dos produtos que tiveram redução de preços, destacaram-se o leite (-5,37%) e o açúcar (-1,88%). A relação completa está disponível na tabela abaixo:

Para conseguir pagar a CBA, o uberlandense que recebe um salário mínimo precisa trabalhar 119 horas e 50 minutos. Ainda de acordo com a pesquisa do Cepes, o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família constituída por dois adultos e duas crianças (ou por três adultos), em Uberlândia, ficou em R$ 5.546,03. Isto significa que o salário mínimo oficial (R$ 1.212,00) equivale a 21,85% do salário mínimo necessário do mês para o maior município do interior de Minas Gerais.

Os dados de todas as publicações do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia referentes a pesquisas de preços estão disponíveis no seguinte link: http://www.ieri.ufu.br/cepes/precos.

Palavras-chave: IPC CEPES novembro Economia inflação alimentos