Pesquisa da UFU é aprovada em programa cofinanciado pela União Europeia

Projeto faz parte da Cátedra Jean Monet, atribuída a estudos sobre Direito

Publicado em 05/12/2022 às 11:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Comissão Europeia é responsável pela gestão do programa e do orçamento

O projeto de pesquisa desenvolvido pela professora Cláudia Loureiro, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (Fadir/UFU), foi aprovado na Cátedra Jean Monet, que faz parte do Programa Erasmus+, cofinanciado pela União Europeia (UE).

A cátedra é a mais importante distinção internacional atribuída a um docente/investigador no âmbito dos estudos sobre o Direito Europeu. Loureiro é coordenadora dela na UFU. O titular é oficialmente reconhecido pela UE como pesquisador de alto nível, comprometido com o ensino e o debate dos temas de integração regional, que passa a fazer parte de uma importante rede internacional que congrega docentes das mais importantes universidades do mundo.

Para se inscrever no programa e receber o financiamento, um professor de uma Instituição de Ensino Superior no Brasil deve submeter um projeto de pesquisa e aguardar o processo de avaliação.

A Comissão Europeia é, em última instância, responsável pela gestão do programa Erasmus+, no qual a cátedra faz parte. Essa comissão gere o orçamento e estabelece prioridades, objetivos e critérios para o programa, além de orientar e controlar a implementação geral, o acompanhamento e a avaliação em nível europeu.

O trabalho desenvolvido por Loureiro denomina-se Global Crossings e compreende a realização de pesquisas em três eixos específicos: cidadania global, mudanças climáticas e transhumanidade - esta última, tema de tese criada pela professora e que ficou registrada em periódico científico de Qualis A1 no Brasil.

O projeto tem diversas atividades que devem ser desenvolvidas em três anos, como execução de eventos científicos sobre o tema e publicação de livros, dentre outras. Além de fomentar a pesquisa científica de alto nível, em âmbito internacional, ele também tem a finalidade de aproximar os temas da sociedade para gerar um impacto relevante na vida das pessoas.

“Para minha carreira, a aprovação me consolida como pesquisadora em nível internacional e, para a instituição, é muito importante, porque é a primeira vez que uma Cátedra Jean Monet entra na UFU, que também entra no contexto internacional”, conclui Loureiro.

Palavras-chave: pesquisa União Europeia Propp