Ciência

Rede de Biotecnologias coordenada por pesquisador da UFU é aprovada em edital da Fapemig

Chamada contemplou instituições mineiras científicas, tecnológicas e de inovação

Publicado em 19/05/2022 às 08:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Murilo Vieira da Silva é diretor de Pesquisa da UFU. (Foto: Arquivo pessoal)

A Rede Mineira de Biotecnologias em Modelos Experimentais (RMBME), coordenada pelo diretor de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Murilo Vieira da Silva, está entre os projetos aprovados no edital nº 007/2021, ofertado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), cujo resultado foi divulgado no dia 12 de maio. A proposta da Rede se relaciona à pesquisa de novos produtos, processos e habilidades, visando ao desenvolvimento tecnológico e à inovação.

A iniciativa da Fapemig busca estimular a criação e o fortalecimento de redes de pesquisa que trabalhem com a produção coletiva, o intercâmbio e a difusão do conhecimento, bem como a geração e a consolidação de grupos de referência em áreas do conhecimento e setores estratégicos de interesse do estado de Minas Gerais.

A RMBME é composta por cinco universidades federais: de Uberlândia (UFU), do Triângulo Mineiro (UFTM), de Minas Gerais (UFMG), de Juiz de Fora (UFJF) e de Alfenas (Unifal). Em virtude da atuação das instituições cooperativas, a Rede tem como principal objetivo diminuir a dependência existente de importação de tecnologias em modelos experimentais, reduzindo custos e otimizando o desenvolvimento de novas descobertas. Ela também busca assegurar a obtenção de modelos experimentais com padrão sanitário e genético que permitem o desenvolvimento de experimentos com viabilidade e confiabilidade de dados.

Com o financiamento da Fapemig, no valor de mais de R$ 1,7 milhão, serão desenvolvidos projetos e atividades no período de 36 meses, de modo que os recursos financeiros sejam designados para cada área de acordo com as suas demandas. “A aprovação da RMBME nos remete à sensação de reconhecimento pelo árduo trabalho que vem sendo realizado na UFU nos últimos anos na área de Ciência em Modelos Experimentais. Acreditamos ainda que, com a RMBME e este importante financiamento pela Fapemig, avançaremos mais ainda em qualidade e garantia de bem-estar animal”,afirma Vieira.

Palavras-chave: pesquisa UFU Propp rede Divulgação Científica