Professora da UFU realiza missão em instituto universitário de Lisboa

Objetivo é estudar a acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES)

Publicado em 28/12/2022 às 14:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Valéria Peres Asnis (esquerda) e Filomena Pereira (direita) no encontro realizado em Portugal (Foto: Arquivo pessoal)

Entre os dias 31 de outubro e 19 de novembro, a professora Valéria Peres Asnis, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU), participou do Programa Institucional de Internacionalização (Capes/PrInt) no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (Cies/Iscte).

Com a pesquisa intitulada “Acessibilidade nas IES: um estudo comparado entre Brasil e Portugal”, a cientista buscou articulação de acordos acadêmicos com a instituição portuguesa. Na oportunidade, foi entrevistada Filomena Pereira, diretora da Direção de Serviços de Educação Especial e de Apoio Socioeducativo do Ministério da Educação e Ciência de Portugal, que também é consultora do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e membro do Conselho de Representantes da Agência Europeia para Necessidades Especiais e Educação Inclusiva.

A entrevista versou sobre a trajetória da Educação Especial em Portugal e as políticas implementadas, principalmente as mudanças ocorridas na gestão de Pereira. A diretora aponta que Portugal fez progressos importantes no estabelecimento de um quadro forte para o ensino inclusivo que se concentra em responder às necessidades de todos os estudantes. De acordo com ela, hoje as escolas têm mais autonomia e os municípios estão mais envolvidos nessa questão.

Com a conversa, abriu-se oportunidade de novas visitas a Lisboa para conhecer melhor a realidade da Educação Especial e Inclusiva. Asnis ressalta a importância de programas como o PrInt na efetivação da internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES). A experiência possibilitou a realização de parte de sua pesquisa, novos conhecimentos, contatos e início de acordo acadêmico entre as duas instituições.

Palavras-chave: Propp Pós-graduação missão PrInt