Segurança

'UFU Segura' também realiza atendimentos nos campi em Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas

Serviço oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia tem o intuito de prevenir e combater a prática de violência em suas unidades

Publicado em 06/12/2022 às 12:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Desde o último dia 19 de dezembro, o "UFU Segura”, sistema oferecido à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para envio de denúncias via WhatsApp, iniciou seus atendimentos no Campus Patos de Minas. No início do mês passado - mais especificamente no dia 7, quarta-feira -, o mesmo aconteceu nos campi em Ituiutaba (Campus Pontal) e Monte Carmelo. Cada localidade conta com um número específico. Quem atende as ocorrências, assim como nos campi de Uberlândia, é a Divisão de Vigilância e Segurança Patrimonial (Divig), setor responsável pelos serviços de vigilância dos bens patrimoniais da universidade, executando serviços de portaria, recepção e fiscalização em todos os seus sete campi.

A pessoa que estiver em algum campus da UFU e notar alguma situação estranha, ou de risco, deve acionar o setor por meio de mensagens de texto ou de áudio, de acordo com o número de contato de cada campus: Glória, Educação Física, Santa Mônica e Umuarama - (34) 99996-4597; Pontal - (34) 99944-0316; Monte Carmelo - (34) 99652-5784; e Patos de Minas - (34) 99956-7976.

Foto: Webster2703 por Pixabay

A UFU também oferece outros canais para recebimento de denúncia, como a Comissão Permanente de Acompanhamento da Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres (CPMulheres) e a Ouvidoria UFU. A comissão tem por objetivo aprimorar os cuidados com a prevenção e o combate a crimes que envolvam mulheres, protegendo e acolhendo as vítimas. Para entrar em contato, basta mandar um e-mail para cpmulheresufu@gmail.com.

Já a Ouvidoria é o elo de comunicação entre a instituição e as comunidades externa e interna que visa defender os direitos individuais e coletivos da comunidade universitária. Este canal recebe desde elogios, solicitações e sugestões até denúncias e reclamações. Todas as questões são tratadas pelo órgão com sigilo e discrição e devem ser respondidas em até 30 dias, de forma que o manifestante tenha uma resposta institucional. O contato pode ser realizado pelo e-mail ouvidoria@reito.ufu.br ou pelo telefone (34) 3239-4074, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Em relação ao Hospital de Clínicas (HC-UFU/Ebserh), os contatos são os seguintes: telefone (34) 3218-2635 e e-mail ouv.hc-ufu@ebserh.gov.br.

Palavras-chave: segurança Denúncias Ouvidoria UFU segura