Posicionamento

Gestores da UFU publicam carta em defesa do Estado Democrático de Direito

Reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Uberlândia assinam texto de repúdio total aos gravíssimos ataques às instituições brasileiras ocorridos na tarde de 8 de janeiro

Publicado em 08/01/2023 às 21:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:05

Assistimos com indignação e incredulidade extremas aos atos perpetrados por fascistas contra as instituições brasileiras. Edificações públicas foram depredadas, o patrimônio cultural brasileiro vilipendiado e atacados os três poderes que representam os nossos bens mais valiosos, a liberdade e a democracia.

Tais atos covardes e antidemocráticos atentam contra o Estado Democrático de Direito. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), instituição pública a serviço da sociedade brasileira, cuja própria sobrevivência depende da defesa incondicional do respeito aos valores democráticos, manifesta repúdio diante da barbárie dos ataques contra as instituições brasileiras e, portanto, contra a UFU.  A universidade brasileira é um lugar de educação transformadora, de produção de conhecimento e inovação científica e cultural, bem como da defesa da democracia, da pluraridade de ideias e visões de mundo. Mas também é um lugar de resistência contra toda forma de discriminação e obscurantismo.

Esperamos que os responsáveis diretos e indiretos por tanta violência real e simbólica sejam punidos para que possamos continuar trabalhando em paz e contribuir para o crescimento do nosso país.

A UFU acompanhará atentamente os desdobramentos desses graves acontecimentos, reafirma que não os tolerará e que sempre se posicionará firmemente na defesa do Estado Democrático de Direito!

Uberlândia (MG), 8 de janeiro de 2023

Valder Steffen Junior, reitor