Oportunidade

UFU abre vagas para transferência facultativa e portadores de diploma

Novos editais ofertam total de 3.378 vagas em cursos de graduação dos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo; inscrições podem ser realizadas até esta quinta-feira, 23 de fevereiro

Publicado em 25/01/2023 às 12:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) publicou dois editais visando à ocupação de vagas ociosas nos cursos de graduação. São 2.000 vagas voltadas para transferência facultativa e 1.378 para portadores de diploma de nível superior.

Há vagas disponíveis nos campi da UFU em Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. Veja, abaixo, a distribuição de vagas por curso, campi, turno e modalidade de ingresso - utilize o campo "Pesquisar na tabela" para localizar o curso desejado:

Inscrições

O cronograma dos dois processos seletivos prevê que o período de inscrições estará aberto entre os dias 7 e 23 de fevereiro (até as 16 horas). A taxa para participar da seleção é de R$ 90.

Os candidatos oriundos de famílias de baixa renda podem solicitar isenção da taxa de inscrição. O prazo para fazer este procedimento vai de 7 a 16 de fevereiro (às 16 horas).

A inscrição e a solicitação de isenção devem ser realizadas eletronicamente, no Portal Seleção UFU.

Provas

As provas serão aplicadas no dia 26 de março, em Uberlândia. Com duração de duas horas, elas serão realizadas no período da manhã.

Os portões dos locais de aplicação serão abertos às 9h15. Os exames serão realizados das 10 às 12 horas.

O processo seletivo prevê duas etapas: a primeira, com a realização de provas (objetivas e redação); e a segunda, com a análise da documentação.

As disciplinas e o conteúdo programático de cada prova serão vinculados às opções de cursos escolhidas.

Gabarito e cronograma de divulgação dos resultados

Os gabaritos preliminares serão divulgados um dia após a aplicação das provas, em 27 de março, até as 11 horas.

O resultado preliminar, com a classificação das provas objetivas, será disponibilizado no dia 19 de abril. Já a relação final dos classificados nas provas será apresentada em 22 de maio.

Os candidatos classificados deverão enviar a documentação de 22 a 26 de maio.

No dia 12 de junho, a UFU divulgará o resultado da análise da documentação. O ingresso dos candidatos aprovados será no primeiro ou segundo semestre letivo de 2023, conforme a escolha do curso.

Mais informações estão disponíveis nas respectivas páginas dos processoes seletivos:

Vagas ociosas

As vagas ociosas são geradas a partir de desistências, transferências, desligamentos, abandonos, jubilamentos ou óbitos.

O ingresso por meio da modalidade portador de diploma de curso superior é facultado ao graduado em formação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou em curso no exterior com o diploma validado no Brasil.

Já a transferência facultativa pode ser solicitada por candidato que esteja matriculado em curso superior e tenha concluído os componentes curriculares do primeiro ano do curso (ou dois semestres).

Palavras-chave: vagas ociosas processo seletivo Transferência Facultativa Portadores de Diploma

Conteúdo relacionado