Pular para o conteúdo principal
Divulgação Científica

Terminam neste sábado as inscrições para apresentar trabalhos no III Comunica Ciência

Evento debate divulgação científica e promove mostra de pesquisas no Terminal Central de Uberlândia

Publicado em 17/03/2023 às 14:13 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

 

 

Há quatro anos, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) reuniu pesquisadores e jornalistas no I Comunica Ciência para debater os caminhos para a divulgação e o jornalismo científico. No ano seguinte, nos encontramos novamente no II Comunica Ciência para discutir como as pesquisas transformam a sociedade. Começamos 2020 planejando o terceiro encontro, foi quando tudo parou, ou se transformou. Os encontros tiveram que ficar para depois. 

Agora, chegou a hora do reencontro. “Onde está a ciência hoje?” Esta é a pergunta norteadora do III Comunica Ciência: Encontro de Pesquisadores e Jornalistas, que a UFU promove nos dias 11 e 12 de abril de 2023, em Uberlândia (MG). 

O III Comunica Ciência é organizado pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da ComTec Administradora de Terminais.

Todas as atividades do primeiro dia acontecem no Anfiteatro 5S do Campus Santa Mônica. Às 8h começa o credenciamento e, a partir das 8h30, teremos a abertura, com a participação do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, e de gestores e servidores da UFU: o reitor, Valder Steffen Junior; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho; a diretora de Comunicação Social, Renata Neiva; e a jornalista Diélen Borges, da Divisão de Divulgação Científica.

Em seguida, às 9h15, teremos o debate sobre “Onde está a ciência hoje?”, com Ricardo Galvão, que também é pesquisador e professor titular aposentado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP); o jornalista Bernardo Esteves, que é repórter da revista Piauí, apresentador do podcast A Terra é redonda (mesmo) e professor no curso de especialização em comunicação pública da ciência Amerek, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e com a jornalista e pesquisadora Thaiane Moreira de Oliveira, que superintendente de Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense (UFF) e primeira comunicóloga a integrar a Academia Brasileira de Ciências (ABC). O debate será conduzido pelos jornalistas Naiara Ashaia e Túlio Daniel, da UFU.

À tarde, a programação continua, às 14h, com a roda de conversa “Conheça a RedeIFES e como as universidades federais podem fomentar a comunicação pública”. Participam a jornalista e diretora do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), Maíra Bittencourt; a coordenadora do Cogecom/Sudeste, Fábia Pereira Lima; o jornalista e vice-diretor do Cogecom, Ivanei Salgado; o publicitário e diretor adjunto do Canal Futura, Acácio Jacinto; e o jornalista Leonne Gabriel, do Canal Futura. A mediadora será Renata Neiva, que também é jornalista e doutora em Educação.

No segundo dia, sairemos da universidade para apresentar as pesquisas à sociedade. A mostra “A ciência está aqui” acontecerá das 9h às 16h, no piso superior do Terminal Central, principal terminal urbano de transporte coletivo de Uberlândia, no centro da cidade, onde circulam aproximadamente 35 mil pessoas por dia. Os pesquisadores da UFU e de outras instituições estão convidados a inscreverem seus trabalhos na mostra.

As inscrições para apresentar trabalhos devem ser feitas até 18 de março e para ouvintes até 8 de abril. Todas as modalidades são gratuitas e devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário eletrônico. O público-alvo são profissionais e estudantes de comunicação e pesquisadores de todas as áreas e níveis. 

Os pesquisadores interessados em apresentar trabalhos na mostra “A ciência está aqui” devem enviar o resumo explicando a pesquisa em linguagem acessível a públicos não especializados e descrevendo quais estratégias serão utilizadas para fazer a divulgação científica. Mais informações estão disponíveis abaixo.

Para assistir à mostra, não é preciso fazer inscrição. Toda a população está convidada!

 

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário eletrônico.

  • Inscrições para apresentação de trabalhos: 06/03 a 18/03/2023;
  • Inscrições para ouvintes: 06/03 a 08/04/2023;
  • Divulgação da lista de trabalhos aprovados: 27/03/2023.

 

Orientações para submissão de trabalhos:

  • O trabalho submetido deve estar na forma de resumo, explicar a pesquisa em linguagem acessível a públicos não especializados e ter, no máximo, 2 mil caracteres com espaços e desconsiderando o título.
  • Cada autor pode submeter, no máximo, um resumo. Cada resumo pode ter, no máximo, um autor e um coautor. Podem se inscrever graduandos, pós-graduandos, técnicos e docentes vinculados a instituições públicas ou privadas de ensino superior e/ou pesquisa.
  • Os trabalhos aprovados serão apresentados na mostra “A ciência está aqui”, no Terminal Central de Uberlândia, onde circulam aproximadamente 35 mil pessoas por dia, de diferentes faixas etárias, bairros e formações.
  • A organização do III Comunica Ciência disponibilizará mesa e assento para todos os pesquisadores que se apresentarão na mostra.
  • O(s) autor(es) deve(m) explicar, no formulário de inscrição, quais estratégias serão utilizadas para apresentar seu trabalho nessa mostra de divulgação científica (por exemplo, se serão levadas fotografias, experimentos, equipamentos etc.; se será um bate-papo; entre outras possibilidades).
  • No espaço cedido pela Comtec Administração de Terminais para a mostra são vedadas as manifestações político-partidárias e religiosas.
  • A mostra acontecerá das 9h às 16h. Os horários detalhados serão divulgados juntamente com a lista de trabalhos aprovados para apresentação.

 

PROGRAMAÇÃO

 

11/04/2023 (terça-feira) - Anfiteatro do Bloco 5S, Campus Santa Mônica da UFU

8h - Credenciamento

8h30 - Mesa de abertura

Ricardo Galvão (Presidente do CNPq)

Valder Steffen Junior (Reitor da UFU)

Carlos Henrique de Carvalho (Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU)

Renata Neiva (Diretora de Comunicação Social da UFU)

Diélen Borges (Jornalista da Divisão de Divulgação Científica da UFU)

 

9h - Cafezinho

9h15 - Roda de conversa: Onde está a ciência?

Ricardo Galvão (Pesquisador e presidente do CNPq)

Bernardo Esteves (Jornalista de Ciência da revista Piauí e do podcast A Terra é Redonda e professor do Amerek/UFMG)

Thaiane Moreira de Oliveira (Superintendente de Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense)

Naiara Ashaia (Jornalista da Divisão de Divulgação Científica da UFU)

Túlio Daniel (Jornalista da Diretoria de Pesquisa da UFU)

 

14h - Roda de conversa: Conheça a RedeIFES e como as universidades federais podem fomentar a comunicação pública 

Maíra Bittencourt (Diretora do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais - Cogecom)

Fábia Pereira Lima (Coordenadora do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais da Região Sudeste - Cogecom/Sudeste)

Ivanei Salgado (Jornalista e vice-diretor do Colégio de Gestores em Comunicação das Universidades Federais - Cogecom)

Acácio Jacinto (Publicitário e diretor adjunto do Canal Futura)

Leonne Gabriel (Jornalista do Canal Futura)

Renata Neiva (Diretora de Comunicação Social da UFU)

 

16h - Cafezinho

 

12/04/2023 (quarta-feira), 9h às 16h - Terminal Central de Uberlândia (Piso Superior)

Mostra: “A ciência está aqui” - cientistas da UFU, de diferentes áreas do conhecimento, apresentam suas pesquisas e conversam com a sociedade sobre ciência.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Comunica Ciência Divulgação Científica Jornalismo Ciência

A11y