Estudantes da UFU levam o primeiro lugar em festival virtual de música

Dupla Sinhô Passarim & Flor Bunita já acumula 11 premiações em 17 eventos musicais

Publicado em 19/05/2023 às 14:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Sinhô Passarim & Flor Bunita, no Festival de MPB Tremembé (SP). (Foto: @passarimeflor)

Os alunos Raffael Silva Lopes e Lílian Carvalho, do curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foram os primeiros colocados do II Festival Virtual de Música Manoel de Chico, que ocorreu no final de abril, no município baiano de Jeremoabo, de forma remota para os participantes. Com o nome artístico de “Sinhô Passarim & Flor Bunita”, a dupla venceu a competição na categoria composição, com a canção autoral “Décima do Cantador” - confira vídeo no final desta matéria.

A disputa foi contra participantes de diversos estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, que também apresentaram composições próprias. A outra categoria do festival era direcionada à interpretação de melodias já conhecidas e foi restrita a cantores das cidades baianas de Jeremoabo e Canudos.

Avaliada por uma equipe de jurados, a dupla uberlandense recebeu a premiação de R$ 800,00 pela primeira colocação, enquanto o segundo e terceiro colocado faturaram R$ 400,00 e R$ 200,00, respectivamente. Com nota 54,9, Sinhô Passarim & Flor Bunita venceram por sete décimos a mais em relação à vice-campeã, Antônia Medeiros, do Rio de Janeiro.

A cantora Lílian e Raffael (cantor, compositor e violinista) forma um casal desde 2016. Simultaneamente ao início do relacionamento amaroso, começaram também a parceria musical. Sobre a origem da alcunha “Sinhô Passarim & Flor Bunita", Raffael relata que vem da inspiração de pássaros, tema que ele usou em composições anteriores, e do nome de Lílian, que, em Latim, significa lírio, um tipo de flor.

Ela é formada em História pela UFU e, desde criança, canta por influência da mãe. Aos 17, começou aulas de canto e, mesmo na graduação de História, continuou com alguns projetos envolvendo música. Já Raffael iniciou na música ainda adolescente, no Conservatório de Uberlândia. Mais tarde, estudou violão erudito na UFU. Mas foi na viola caipira que ele encontrou sua verdadeira identidade musical. Juntos, eles já participaram de 17 festivais, sendo premiados em 11 ocasiões, das quais seis foram com o primeiro lugar.

A dupla explica que ficou sabendo do evento de Jeremoabo por meio de um site que reúne diversos festivais por todo o Brasil e, mesmo em se tratando de um festival "bem discreto", ambos tiveram o interesse de participar, por conta de ser um evento remoto. “Foi uma oportunidade legal de a gente estar na Bahia, apresentando nosso trabalho sem precisar de ir para lá, uma oportunidade de a gente espalhar um pouquinho nossa música”, comenta a cantora.

Ela conta, ainda, que se sente muito feliz por representar Uberlândia e Minas Gerais, porém lamenta a falta de festivais por aqui: “Uberlândia é uma cidade muito boa; Minas Gerais faz parte da nossa alma. A gente só fica triste porque uma cidade tão grande quanto Uberlândia não tem um festival de música cultural, que seria muito bom para divulgar diversos trabalhos autorais que acontecem aqui.”

A música escolhida pela dupla para a disputa, “Décima do Cantador", tem inspiração em uma forma de poesia denominada Décima, em que cada estrofe possui dez versos, estes contendo sete sílabas. Segundo Raffael, a musicalidade da composição possui traços nordestinos e a inspiração da letra é a vida do cantador, uma realidade que ambos conhecem e vivem.

O Festival Virtual de Música de Jeremoabo recebeu neste ano o nome de Manoel de Chico, cantor e violonista nascido na cidade baiana. O músico faleceu em 2010, após anos de luta contra crises convulsivas e enfisema pulmonar, deixando esposa e três filhas. A edição anterior também contou com uma homenagem em memória de Antonia Meireles, outra musicista da região.

Além do evento nordestino, o casal também venceu o Festival de MPB de Tremembé (SP), dessa vez presencial, uma semana após a conquista em Jeremoabo. Os próximos destinos serão em Porto Ferreira (SP), com duas músicas concorrendo no festival, e Formiga (MG). Sinhô Passarim & Flor Bunita buscam agora recursos para a gravação de um EP e, posteriormente, um disco. Professor do casal no curso de Música da UFU, Carlos Menezes já está confirmado no projeto, como produtor.

Palavras-chave: festival música dupla