'Maio da Diversidade': celebrando a inclusão e o respeito

No mês do combate à LGBTfobia, uma programação repleta de atividades em todos os campi da UFU

Publicado em 25/05/2023 às 10:30 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Ao longo deste mês, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está promovendo uma série de eventos significativos e necessários: o "Maio da Diversidade". Organizada pela Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae), vinculada à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), a campanha conta com uma programação repleta de atividades, palestras, debates, cines e feiras. O tema central escolhido para a edição deste ano é “Desafios LGBTQIAP+”.

"Essa iniciativa se insere no calendário temático da Proae e visa promover a conscientização, o respeito e a inclusão de diferentes identidades e perspectivas dentro do ambiente acadêmico. A comemoração do 'Mês da Diversidade' é de extrema importância, pois contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", declara a pró-reitora Elaine Calderari.

A programação diversificada oferecida durante esse período busca abordar temas relevantes para a promoção da inclusão e do respeito mútuo. Em Uberlândia, as atividades realizadas até o momento incluíram bate-papos, rodas de conversa, palestras, feira de diversidade e empregabilidade, lives, cines e sarau. Destaque para a abertura oficial, ocorrida no dia 17 de maio, data em que se celebra o combate à LGBTfobia. A ação contou com grande participação de público, reunindo representantes de diversos grupos, entidades e coletivos.

Abertura oficial do evento, em Uberlândia. (Foto: Renato Ribeiro)

Em Ituiutaba, o Campus Pontal também já sediou rodas de conversa, atividades esportivas, palestra, cines e até o minicurso “Novas formas de amar: pensando as relações não monogâmicos”, realizado em formato híbrido. Em Monte Carmelo, no dia 18, aconteceu a roda de conversa “A diversidade sexual e de gênero e os desafios na Universidade”, que teve uma grande adesão por parte dos estudantes. Já em Patos de Minas a atividade programada ainda vai acontecer: na próxima terça-feira, dia 30, todos poderão desfrutar do “Café com prosa: diálogos sobre diversidade sexual, poder e segmentação”.

Essas atividades estimulam o diálogo, a reflexão e a criação de espaços seguros para a expressão das identidades e experiências dos indivíduos, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor.

Avaliações

Luciano Cruz é membro do coletivo Somos, projeto de extensão de orientação à comunidade LGBTQIAP+ da UFU, e diz que o "Maio da Diversidade" tem sido um espaço dentro da universidade para conversa, escuta e aprendizado. “É muito importante falar sobre diversidade, inclusão, respeito, acolhida e espaços abertos para todos os tipos de pessoa. Que hoje possamos vibrar com tantas conquistas, mas refletindo, durante o mês, sobre os desafios que precisamos lograr para conquistar maior espaço, acesso, liberdade e direitos humanos", destaca .

A universidade pública, como espaço de produção de conhecimento e formação de cidadãos, tem o papel fundamental de refletir a diversidade presente na sociedade. Ao promover o "Mês da Diversidade", a UFU reforça o seu compromisso em valorizar e respeitar as diferenças, reconhecendo a importância da pluralidade de ideias, vivências e experiências.

O evento, contudo, não se restringe apenas ao âmbito acadêmico, buscando impactar toda a sociedade. Ana Carolina Gomes é professora do Campus Ituiutaba do Instituto Federal de Minas Gerais (IFTM) e defende que “o 'Maio da Diversidade' se coloca com tamanha importância porque conecta, hoje, o que nós temos de pluralidade em sociedade para além das nossas instituições, com a força dos nossos territórios enquanto espaços de educação”.

A participação do IFTM nas atividades da campanha foi muito simbólica, pois reuniu os núcleos de diversidade, sexualidade e gênero, mostrando o quanto a escola e a universidade podem ser importantes tanto no diálogo sobre essas questões, quando no processo de acolhimento e ampliação da compreensão dos direitos humanos. Ao celebrar a data, são estimulados o respeito e a valorização das diferenças, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária e menos discriminatória.

"Celebrar a diversidade não se resume apenas a um mês específico, mas o 'Mês da Diversidade' serve como um momento de reflexão e conscientização para todos os membros da comunidade acadêmica. É uma oportunidade para aprender, questionar e fortalecer os laços de respeito e solidariedade entre os indivíduos", finaliza a docente do Instituto Federal de Minas Gerais.

Atividade inserida no 'Maio da Diversidade' reuniu grande público no Campus Pontal. (Foto: Arquivo Proae)