Assistência Estudantil

Programa de Bolsa Permanência abre inscrições para estudantes indígenas e quilombolas da UFU

Novas oportunidades de apoio financeiro são destinadas a graduandos em situação de vulnerabilidade socioeconômica; prazo para realizar o procedimento vai até 30 de junho

Publicado em 19/05/2023 às 19:23 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Cadastro no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência deve ser feito de 3 a 30 de junho. (Imagem: Canva)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) anuncia a abertura de cinco vagas para o Programa de Bolsa Permanência (PBP), destinadas a estudantes indígenas e quilombolas. Com valor mensal de R$ 1.400, a iniciativa visa minimizar desigualdades sociais e étnico-raciais, contribuindo para a permanência e diplomação desses acadêmicos. As novas vagas foram disponibilizadas conforme portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC).

Como participar

O primeiro passo para concorrer à bolsa é fazer o cadastro no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP). O prazo para inscrições vai de 3 a 30 de junho de 2023.

Após a realização do cadastro no SISBP, os candidatos devem enviar documentação específica (ver lista abaixo) para a UFU, via e-mail: dipae@proae.ufu.br.

Documentação necessária (ver links no final do texto)

1. Autodeclaração Quilombola ou Indígena;
  2. Declaração de Pertencimento Étnico Indígena ou Quilombola;
  3. Termo de Compromisso do Bolsista Indígena ou Quilombola;
  4. Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) de que o estudante indígena reside em comunidade indígena;
  5. Declaração da Fundação Cultural Palmares/Associação reconhecida por esta fundação de que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo.

Mais informações

Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae), por meio do site, e-mail dipae@proae.ufu.br, pelo telefone (34) 3230-9556 ou comparecendo pessoalmente ao setor, localizado na Sala 125 do Bloco 3E do Campus Santa Mônica.

Sobre o Programa de Bolsa Permanência

O Programa de Bolsa Permanência, instituído em 2013, é uma iniciativa que busca diminuir as desigualdades sociais, étnico-raciais e apoiar estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica das Instituições Federais de Ensino Superior.

A gestão das ações relacionadas ao PBP, incluindo o ingresso de discentes e o pagamento de bolsas, é feita potr meio do SISBP. Este sistema foi desenvolvido visando facilitar a navegação dos usuários, considerando a legislação vigente e transformando o ambiente on-line em um local mais amigável e intuitivo.

Palavras-chave: PBP assistência estudantil indígena Quilombola