Publicado em 24/03/2014 às 17:55 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11
Aulas presenciais preparam o aluno para exame TOEFL (Foto Divulgação)[/caption]A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) possui o maior número de alunos inscritos no Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) dentre as 43 universidades participantes do projeto. Na UFU participam das aulas presenciais 1197 alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. O Isf tem como objetivo aprimorar a proficiência em língua inglesa dos universitários, que desejam realizar intercâmbio em países anglófonos por meio do Programa Ciência sem Fronteiras.
O IsF é um trabalho em conjunto entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação Superior (SESu), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os Núcleos de Línguas (NucLi) de cada instituição participante. Na UFU, os coordenadores responsáveis pelo projeto são os professores do Instituto de Letras e Linguística (Ileel): Waldenor Barros Moraes Filho, Valeska Virgínia Soares Souza, Ernesto Sérgio Bertoldo e Ivan Marcos Ribeiro.
De acordo com Avram Stanley Blum, membro do Núcleo Gestor IsF, a UFU foi a única instituição do país que conseguiu oferecer e completar turmas de aulas presenciais para mais de 30% do público da instituição inscritos no My English Online (MEO). O MEO é o curso de inglês on-line gratuito ofertado pelo MEC aos universitários brasileiros. Para participar das aulas presenciais do IsF, o aluno precisa estar matriculado e realizar as atividades da plataforma on-line. Atualmente, a UFU possuiu cerca de seis mil estudantes que acessam ativamente o MEO.
Ivan Ribeiro, um dos coordenadores do projeto na UFU, explica que o Programa Inglês sem Fronteiras tem o intuito de capacitar o aluno para o intercâmbio. “O inglês como é uma língua internacional, muitas universidades, mesmo não sendo falantes da língua, direcionam suas atividades acadêmicas para o inglês”, destaca o professor sobre a internacionalização das universidades.
Nessa primeira edição do Isf, os encontros acontecem nos campi Santa Mônica e Umuarama e tem como foco a leitura e a escrita acadêmica, além de preparar o aluno para o exame TOEFL ITP. Ribeiro explica que as aulas do programa não são realizadas nos campi fora de sede da UFU devido à dificuldade de encontrar profissionais qualificados e que tenham vínculo com a Instituição nas cidades de Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo. O professor espera que na próxima chamada do programa, que deve acontecer no mês de julho, os campi fora de sede possam ser atendidos com as aulas presenciais.
Aplicação do TOEFL ITP na UFU
Além de oferecer aulas presencias, a UFU é um centro aplicador do TOEFL ITP, exame que qualifica o aluno para participar do intercâmbio. “Nós somos um centro aplicador, lugar onde o próprio aluno da instituição pode fazer o teste. Antes o aluno tinha que se deslocar ou esperar uma vaga para fazer o teste em Brasília, Belo Horizonte, Campinas, São Paulo, e eram poucos os lugares oferecidos, mas hoje a UFU oferece esse teste para os alunos”, ressalta Ribeiro.
O teste é gratuito e podem participar estudantes de graduação, mestrado e doutorado da UFU. Neste ano de 2014, A UFU já realizou testes nos meses de fevereiro e março. As próximas aplicações ocorrerão no campus Santa Mônica, nos Blocos G e U, nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de abril de 2014.
As inscrições devem ser realizadas no site isf.mec.gov.br e poderão ser realizadas até 20 de abril. No site, o aluno também terá acesso ao Manual do Candidato ao TOEFL ITP para conhecer as informações sobre o teste e também sobre os procedimentos para realizá-lo.
Aulas presenciais preparam o aluno para exame TOEFL (Foto Divulgação)
Palavras-chave: Inglês TOEFL ILEEL
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS