Publicado em 19/05/2014 às 18:13 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11
O contrato para execução de serviços de reforma e adaptação do imóvel onde serão instalados os laboratórios de pesquisa e ensino do campus da UFU em Patos de Minas foi assinado no dia 14/05 e as obras de já começaram. Segundo Frederico Lima Carneiro, representante da empresa que fará os serviços, a FNC Construtora, no momento, estão sendo feitas as adequações entre os projetos recebidos, os projetos de adaptação dos laboratórios e a realidade do prédio.
No edifício de 1.800m², situado na Rua Major Jerônimo, 566, serão instalados cerca de 20 laboratórios, sala de professores, sala de técnicos, espaço para videoconferência e ainda está previsto um local destinado ao Diretório Acadêmico (DA) César Lattes, do qual fazem parte representantes dos cursos de Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Eletrônica e Telecomunicação. Serão atendidos 16 pesquisadores, com sete projetos de pesquisa já aprovados por agências de fomento externo e dez em fase de avaliação, e mais de 40 alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.
Professores, técnicos e estudantes falam sobre expectativas
Professor Alan Petrônio e o prefeito universitário Reges Eduardo Franco Teodoro
“O que é importante nessa iniciativa é criar a cultura de laboratório, pesquisa e vivência universitária, porque os alunos estão fragmentados entre [os prédios da] Unipam e Palácio dos Cristais. Nós começamos a centralizar em um local, onde o aluno tem a oportunidade de fazer o trabalho dele e ser abrigado em uma estrutura adequada. Os laboratórios, em planta, são fantásticos. Eu acho que atende completamente as expectativas para iniciar nossas atividades, inclusive de ensino, levando em conta que muitas disciplinas deixaram de ser ofertadas por falta de laboratório. Agora essa carência é suprida.” – Professor Alan Petrônio, do curso de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações
Técnica Vanessa Alves em laboratório no Palácio dos Cristais, onde materiais estão embalados
“Aquele prédio é imprescindível para acontecerem as nossas aulas do segundo semestre, porque o nosso laboratório [no Palácio dos Cristais] está fechado desde o início do ano. Os laboratórios da Unipam, agora, estão dando certo, mas no começo foi difícil para nós conseguirmos horário. E não é um espaço nosso, em que os alunos podem ficar o dia todo e desenvolver uma pesquisa, nem os professores.” – Vanessa Alves, técnica de laboratório do Instituto de Genética e Bioquímica (Ingeb)
“Já estava passando de hora. O meu curso, especificamente, já teve que fazer uma alteração na grade, que foi puxar o nono período para o lugar do sétimo, adiar o sétimo para o oitavo e o oitavo para o nono, porque esse período era todo laboratorial e não tem como você fazer a parte teórica sem a prática. Temos esperança de que agora se concluam os laboratórios, porque já foi assinado contrato e se a empresa entregar no prazo, a obra vai acabar cerca de um mês antes do início do próximo semestre. No próprio semestre, caso esses laboratórios não estejam prontos, o meu curso será impossível.” – Luis Augusto Ferreira, estudante do sétimo período de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, coordenador do DA César Lattes e membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE)
Professora Fernanda Marcondes Resende
“As expectativas são as melhores. Vamos conseguir centralizar todos os laboratórios. Com relação aos alunos, é como se começassem a se sentir em casa. Os laboratórios da Unipam têm sido muito úteis, mas ir para lá [novo prédio] é começar a ir para casa. E tem o sonho nosso de usar tudo aquilo que compramos. Tem um investimento grande que foi feito com equipamentos, reagentes, e isso tudo está estocado. É a chance nossa de colocar em prática e em utilidade. Além disso, para o curso de Biotecnologia, os laboratórios vêm em um bom momento com relação a Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC).” – Fernanda Marcondes Resende, professora e coordenadora de exercício do curso de Biotecnologia
Técnico Daniel Araújo em laboratório no Palácio dos Cristais
Técnicos Vilmondes Ribeiro Silva e Daniel Araújo em laboratório no Palácio dos Cristais
“Tenho ótimas expectativas! Devido à demora de conclusão do campus, por causa de todas as questões que ocorreram nesses anos, tenho certeza de que um laboratório fixo, que a gente pode falar que é da UFU, é melhor do que essas instalações da Prefeitura [Municipal] e o laboratório alugado de outras universidades. Creio que vai dar muito certo.” - Vilmondes Ribeiro Silva, técnico do Laboratório de Eletrônicas, vinculado à Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt)
Laboratório no Palácio dos Cristais
Prédio onde serão instalados novos laboratórios
Frederico Lima Carneiro e Reges Eduardo Franco Teodoro
Palavras-chave: Patos de Minas prefeitura universitária
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS