Pular para o conteúdo principal
Música

Tornando o erudito popular

Cora Pavan Capparelli é musicista e foi precursora do ensino superior de Música e Artes Plásticas em Uberlândia

Publicado em 07/05/2014 às 15:29 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

Cora Pavan Capparelli é homenageada com o documentário “Tons de Cora” que conta sua história enquanto incentivadora ativa das artes na cidade de Uberlândia. A pré-estreia acontecerá dia 08 de maio, quarta-feira, no Teatro Municipal de Uberlândia a partir das 19h.

Referência da música em Uberlândia, Dona Cora, como é conhecida, fundou o Conservatório Estadual. A musicista foi precursora do ensino superior de Música e Artes Plásticas, que posteriormente deram origem à Faculdade de Artes da Universidade de Uberlândia, atual Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Sua ex-aluna, Maria Clara Machado, atual diretora de comunicação na UFU alega: “Como aluna do Conservatório de Música e posteriormente da Faculdade de Artes e Musica posso afirmar que ela é uma figura importantíssima para a cidade de Uberlândia, não só por ter trazido a cultura e os grandes eventos musicais, com apresentação de recitais de personalidades ilustres nacionais e internacionais. Ela também batalhou a vida interira para permitir que a música chegasse às pessoas mais carentes através do Conservatório Estadual de Música que leva seu nome, e presta serviço gratuito ensinando pessoas de todas as classes sociais a tocar os mais diversos instrumentos”. Machado finaliza: “Uberlândia deve muito a ela em termos de cultura”.

Humilde, Dona Cora afirma levar uma vida muito simples e não ter feito nada de tão importante que merecesse ganhar um filme. “Desejo que fiquem satisfeitos com o resultado”, finaliza a musicista.

Palavras-chave: Cora Pavan Capparelli Dona Cora UFU

A11y