Pular para o conteúdo principal
Tributo

Guerra-Peixe é homenageado na UFU

Centenário de nascimento do compositor terá recitais e palestras

Publicado em 20/06/2014 às 12:08 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

De 24 a 26 de junho a UFU vai homenagear o compositor César Guerra-Peixe (1914-1993), um dos ícones da música brasileira. A comemoração do centenário de nascimento de Guerra-Peixe acontecerá por meio de recitais e palestras de professores do curso de Música. O objetivo é divulgar a obra do compositor, ressaltando sua importância dentro da música brasileira no século XX.

A coordenadora e idealizadora do evento, professora Flávia Botelho (Instituto de Artes/Música) destaca a identidade de Guerra-Peixe com a cultura nacional e o seu trabalho como pesquisador e como arranjador. “As obras do músico têm circulação tanto no âmbito popular quanto no erudito”, afirma a docente.

O “Tributo a Guerra-Peixe: 100 anos de nascimento” tem entrada franca e é aberto à comunidade acadêmica e ao público externo. As atividades serão realizadas na Sala Camargo Guarnieri (Bloco 3M, Campus Santa Mônica).

Veja a programação:

TRIBUTO A GUERRA-PEIXE: 100 ANOS DE NASCIMENTO

24/06/2014 (18 horas) - Recital de Música de Câmara com obras diversas do compositor Guerra-Peixe, dentro do Projeto "Prelúdio", com a participação de diversos professores e grupos do Curso de Música da UFU (Profs. Flávia Botelho - piano, Brasil Trio: Rosiane Lemos - piano, Kayami Satomi - violoncelo, Mábio Rocha - violino, Profa. Poliana Alves - canto, Prof. Maurício Orosco - violão, Paula Callegari com o Grupo de Flauta Doce da UFU), e de convidados (Sérgio Cerri – flauta).

25/06/2014 (20h30) - Recital de Piano Solo com obras de Guerra-Peixe, pela professora Flávia Botelho e a aluna de piano Nayane Nogueira;

26/06/2014 (19 horas)- Palestras sobre a música brasileira no século XX, sua evolução, principais correntes estéticas e a inserção do compositor Guerra-Peixe neste contexto, com os professores do Curso de Música da UFU, Silvano Baia, Celso Cintra e Flávia Botelho.

A11y