Publicado em 21/07/2014 às 18:13 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11
Apresentação do Plano Diretor da UFU em Monte Carmelo
A Prefeitura Universitária da UFU realizou, no dia 17/07, em Monte Carmelo, uma audiência pública para apresentar e discutir com a comunidade local o Plano Diretor Físico Territorial do campus na cidade. Participaram da audiência estudantes, professores, técnicos administrativos, representantes do Legislativo, da Polícia Militar e da Administração Superior da UFU. Também estiveram presentes o reitor Elmiro Santos Resende, o prefeito de Monte Carmelo Fausto Reis Nogueira, o prefeito universitário Reges Eduardo Franco Teodoro e os diretores Antônio Carlos dos Santos (infraestrutura), Euclides de Araújo (sustentabilidade) e Wesley Marques (logística), a gerente de projetos Elaine Saraiva Calderari e a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis Dalva Maria de Oliveira Silva, além de arquitetos, engenheiros e outros docentes e técnicos.
Durante a audiência, a equipe técnica da Prefeitura Universitária apresentou os aspectos gerais e específicos previstos no Plano Diretor e, em seguida, teve início o debate. O prefeito de Monte Carmelo, Fausto Reis Nogueira, disse que "nenhuma demanda apresentada à prefeitura, pela Universidade, foi deixada de lado". O primeiro desafio, disse o prefeito, é o da infraestrutura, principalmente na captação pluvial e da destinação de esgoto. "Já definimos esta área como zona de expansão urbana e vamos conscientizar os proprietários vizinhos de que o crescimento desta região vai ter que seguir critérios específicos e acompanhar o alinhamento à Universidade, de forma que o empresariado garanta, por exemplo, a construção de moradias acessíveis aos estudantes e que a área não seja utilizada como forma de especulação imobiliária", completou.
Prédio do SESI
Sobre o interesse manifestado pelo reitor Elmiro Resende em adquirir o prédio do SESI, onde funciona parte da estrutura da UFU em Monte Carmelo, Nogueira disse aos presentes que o prédio está à venda e falta à Prefeitura Municipal fazer a doação do terreno ao SESI para que o imóvel possa ser vendido ou doado. "Essa doação depende da autorização da Câmara Municipal de Monte Carmelo", completou Nogueira, que pediu o apoio dos vereadores presentes na cerimônia.
Reivindicações
Os estudantes solicitaram a atenção dos gestores da UFU para questões emergenciais como moradia, segurança, transporte e assistência estudantil. Sobre os pedidos dos alunos, o reitor disse que a Universidade tem recebido o aporte de recursos do Ministério da Educação (MEC) referente aos aspectos estruturais, contidos no Plano Diretor, discutido com a comunidade local nesta audiência. "Além disso, já licitamos e estamos em fase final de contratação de uma lanchonete para funcionar dentro do campus e estamos trabalhando com a Prefeitura Municipal para que o transporte seja melhorado. Já começamos as discussões para o processo de asfaltamento das vias de acesso ao campus. Internamente, a pavimentação e a estrutura física, alocação de áreas de experimentação, paisagismo, dentre outras, dependem das decisões tomadas hoje com a comunidade relativas ao Plano Diretor", completou Resende. Uma novidade apresentada pelo reitor foi a negociação com o MEC que resultou na liberação de vagas para a contratação de novos professores para os cursos Geologia e Engenharia Florestal, recentemente implantados no campus.
Os professores do curso de Agronomia, por sua vez, apresentaram preocupação quanto às demandas atuais e futuras por área destinada às pesquisas de campo. Durante o debate, os diretores de infraestrutura, logística e sustentabilidade, juntamente com a gerente de projetos Elaine Saraiva Calderari, explicitaram essas e outras questões previstas no Plano Diretor e seu redirecionamento futuro em razão do crescimento do campus. "O momento é de consolidação do campus que deve desenvolver simultaneamente os aspectos relativos ao Projeto Pedagógico e ao Plano Diretor e também os laboratórios de pesquisa e as atividades extensionistas, o que compõe um contingente muito grande de demandas", concluiu o reitor.
Segurança
Está em fase de elaboração, pela Polícia Militar de Monte Carmelo, um plano de trabalho conjunto com metas voltadas para a segurança dos usuários do campus da UFU na cidade, que inclui palestras de orientação e diálogo com os alunos, além de ações extensivas. A região do campus foi transformada em ponto base e incluída na rota de passagem das viaturas da PM. Segundo o tenente Édson Basílio de Oliveira, representante da corporação na audiência, o comandante da PM na cidade, capitão Geílson Nunes, determinou que as viaturas da patrulha rural atuem na segurança do local.
VEJA AS IMAGENS
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS