Pular para o conteúdo principal
Arte

Exposição do MUnA acolhe deficientes visuais

Pessoas cegas recebem atenção diferenciada

Publicado em 23/09/2014 às 17:00 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

Foto: Marina Vargas Tomaz

Todos os sábados, até o dia 01/11, deficientes visuais terão atendimento exclusivo no Museu Universitário de Arte (MUnA) da UFU. Trata-se de uma atividade complementar à exposição “100 anos da Pinacoteca no MUnA: encontro de acervos”, na qual algumas obras poderão ser tocadas pelo público cego.

A atividade é coordenada por Marina Vargas Tomaz, mestranda em Artes Visuais na UFU. As obras que poderão ser tocadas são duas esculturas em bronze de Auguste Rodin, um dos escultores mais importantes da modernidade. Além das esculturas, uma maquete da obra de Amilcar de Castro, pertencente ao MUnA e também em exposição, poderá ser manuseada.

A exposição é realizada pela Pinacoteca do Estado de São Paulo em parceria com a UFU, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex), da Pró-Reitoria de Planejamento de Administração (Proplad), o MUnA e o curso de graduação em Artes Visuais, com apoio da Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi).

Para maiores informações sobre a atividade e agendamento o contato deve ser feito diretamente com Marina Tomaz pelo email: vargastomaz@yahoo.com.br.

Sobre a exposição

Com entrada gratuita, a mostra reúne sessenta e duas obras de arte da Pinacoteca, entre desenhos, gravuras, fotografias, pinturas, esculturas, objetos e videoarte, além de cinco destaques do acervo do MUnA. São obras de artistas do século 19 ao contemporâneo, tais como Auguste Rodin, Félix-Émile Taunay, Victor Meirelles, Pedro Américo, Almeida Júnior, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Alberto da Veiga Guignard, Lasar Segall, Oswaldo Goeldi, Lívio Abramo, Lucy Citti Ferreira, Tomoo Handa, Kaminagai, Pancetti, Eleonore Koch, Hélio Oiticica e Regina Silveira, entre muitos outros. Estão presentes também trabalhos do uberlandense Willys de Castro, um dos nomes mais representativos do concretismo brasileiro, e do araguarino Farnese de Andrade. A exposição tem a curadoria de Fernanda Pitta e Alex Miyoshi.

Serviço

Visitação: até 07/11 (para o público com deficiência visual, todos os sábados até 01/11).

Horários: Terça a sexta-feira das 8h30 às 20h, sábados das 10h às 17h, segundas das 8h30 às 17h30.

Local: MUnA – Praça Cícero Macedo, 309, bairro Fundinho, Uberlândia, MG – Entrada franca.

A11y