Publicado em 22/09/2014 às 08:47 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11
Mesmo 42 anos após a primeira grande reunião realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para debater a questão ambiental mundial (I Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo), o meio ambiente ainda é um dos principais temas discutidos no cenário atual.
Segundo a Resolução CONAMA nº 358, de 29 de abril de 2005 http://www.mma.gov.br/port/conama/legiano1.cfm?codlegitipo=3&ano=2005, resíduo químico é todo material ou substância com característica de periculosidade que, quando não submetidos a processo de reutilização ou reciclagem, podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente. Caso o descarte dos resíduos químicos seja feito incorretamente, os responsáveis podem responder civil e criminalmente pelos danos decorrentes deste mau uso.
Algumas medidas devem ser tomadas para diminuir o uso, e consequentemente o descarte, de resíduos químicos são: a substituição dos reagentes perigosos ou mudança nos procedimentos experimentais; a segregação dos resíduos; os procedimentos de reutilização, recuperação e tratamento “in loco”; a redução na quantidade/frequência de utilização de substâncias/materiais perigosos, utilizando microescala.
Segundo o Diretor de Sustentabilidade Ambiental (DIRSU) da UFU, Eunir Augusto Reis Gonzaga, alguns resíduos químicos têm sido descartados em lixos comuns e na pia após os experimentos realizados nos laboratórios na UFU, causando o risco de acidentes. Assim, a Prefeitura Universitária (PREFE) da UFU, por meio da DIRSU e pela solicitação Divisão de Conservação e Limpeza (DICEL), criou o Laboratório de Resíduos Químicos (LQR) com o objetivo de evitar que os laboratórios da universidade descartem os resíduos químicos juntamente aos normais.
Nas próximas semanas serão entregues nos laboratórios o Diagrama de Hommel, também conhecido como Diamante do Perigo (DP). O DP é um losango que é subdividido em mais quatro losangos (veja aqui). Cada um dos losangos expressa um tipo de risco, nos quais os graus de risco variam entre zero e quatro e, quanto maior o número, maior o risco. O Diagrama de Hommel deve ser preenchido e fixado juntamente ao rótulo preenchido no recipiente.
Mais informações sobre o LQR e o procedimento para a solicitação de recolhimento deste tipo de resíduo podem ser encontrados no site http://www.sustentavel.ufu.br/.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS