Pular para o conteúdo principal
Prêmio Sustentabilidade Empresarial

Aluna da UFU ganha prêmio de sustentabilidade

Projeto de TCC foi o escolhido pela FIEMG

Publicado em 07/10/2014 às 11:46 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

Foi com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que a aluna do curso de Engenharia Química da UFU, Suélen Gonçalves, orientada pela professora Márcia Gonçalves Coelho, foi campeã da categoria “Projetos Acadêmicos para Economia Verde”, do Prêmio Sustentabilidade Empresarial, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Intitulado "Rotas Tecnológicas para o Tratamento e Reaproveitamento Energéticos de Resíduos Sólidos”, o projeto descreve a atual situação da gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no Brasil, conforme os princípios, diretrizes e metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), abordando as principais rotas tecnológicas para tratamento e reaproveitamento de resíduos sólidos e suas limitações, conforme a legislação vigente. As tecnologias de tratamento também são discutidas no projeto.

Além do trabalho vencedor, outros dois projetos da UFU foram selecionados pela Comissão Interdisciplinar de Gestão e Educação Ambiental (CIGEA): “Desenvolvimento de Sistema Eletrônico Automático para Medição de Nível em Cursos de Água” do estudante de Engenharia Ambiental, Rodrigo Almeida Feres, com orientação do professor Roberto Terumi Atarassi e “Mamíferos de Médio e Grande Porte da Fazenda Experimental do Glória” realizado durante o mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais do Instituto de Biologia, pela aluna Giselle Bastos Alves, com orientação da professora Vera Lúcia de Campos Brites.

Segundo Eunir Augusto Reis, geógrafo da Diretoria de Sustentabilidade Ambiental (DIRSU) da UFU e membro da CIGEA, as pesquisas universitárias são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e as empresas devem procurar isso, nas universidades. ”Os alunos devem perceber que seus trabalhos acadêmicos também podem ser oportunidades de negócios”, disse Eunir.

O Prêmio Sustentabilidade aconteceu na última quarta-feira, (1/10), em Uberlândia e teve em sua edição de 2014, a adição da categoria "Projetos Acadêmicos para Economia Verde". O novo grupo tem como objetivo premiar os melhores trabalhos acadêmicos das instituições de nível superior, gerando oportunidades para os discentes e empresas que buscam inovação, sustentabilidade e competitividade nos negócios, desde que viáveis economicamente e aplicáveis. Cada universidade podia enviar três projetos científicos, com conteúdo ambiental e, no total, 52 projetos concorreram, nas 16 categorias propostas.

A11y