Pular para o conteúdo principal
HCU

Hospital de Clínicas lança Unidade Terapia Intensiva

Primeira UTI Coronariana gratuita de Uberlândia já atende pacientes cardíacos

Publicado em 15/10/2014 às 15:55 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

Inaugurada na sexta-feira, 10 de outubro, às 10h, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Coronária (voltada para pacientes cardiológicos) já está funcionando no Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU/UFU). A principal importância, segundo Miguel Tanús, diretor-geral do HCU, é a abertura de novas UTIs que ajuda a reduzir um dos grandes problemas existentes na região e também no país que é a questão da falta de leitos. “Então, todos os leitos de UTI que chegam para nós são bem vindos” esclarece o diretor.

As cirurgias cardíacas, são, em sua maioria, de grande porte e por isso precisam de suporte pós-cirúrgicos muito maiores do que o indivíduo que vai para e enfermaria, por exemplo, depois de submetidos à cirurgia de apendicite que podem ir para enfermaria logo após o procedimento. Esses de grande complexidade o paciente precisa sair do centro cirúrgico e ir para um local adequado que é a Unidade de Terapia Intensiva. Outro benefício que a UTI Coronária traz, segundo Tanús é a possibilidade da maior frequência deste tipo de cirurgia no hospital. “Abrir essas novas vagas, principalmente voltada para esses pacientes, vai facilitar muito a realização destes procedimentos tão necessários”, finaliza o diretor.

A diretora técnica do HCU, Aglai Arantes explica que chegaram não somente equipamentos como recursos humanos. Pessoas para cuidar dos pacientes. Isso foi um acordo com a Fundação e com o Ministério Público. Houve ampliação do quadro de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem para que a gente pudesse abrir esses novos leitos. Junto com isso, chegaram também equipamentos de UTI para esses 07 novos leitos.

Arantes salienta que essa unidade é muito importante para a população por ser a primeira UTI Coronariana pública. “Temos outras unidades coronarianas em Uberlândia, mas são privadas. A nossa é a primeira 100% SUS. Com isso, não vamos resolver os problemas de toda a demanda, mas certamente ajudaremos as existentes”, finaliza a diretora.

Palavras-chave: UTI Coronariana Hospital de clinicas ufu

A11y