Pular para o conteúdo principal
TV Universitária

Inovação no sistema de bibliotecas é tema de UFU no Plural

Tecnologia permite oferta de novos produtos e serviços

Publicado em 06/10/2014 às 10:17 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

O Sistema de Bibliotecas, da Universidade Federal de Uberlândia, é a unidade administrativa com a melhor nota na avaliação da pesquisa institucional. Em boa parte, a tecnologia contribuiu para esta conquista, e este é o tema da próxima edição do programa UFU no Plural.

Empréstimos de netbooks, tabletes e leitores eletrônicos. E ainda: dispositivos de segurança e identificação do acervo, terminais de autodevolução e autoempréstimo, aplicativos que permitem, a partir de um celular acessar a conta, renovar e reservar obras ou materiais, e scaner planetário.

As convidadas são Kelma Patrícia de Souza, diretora do Sistema de Bibliotecas da UFU; e Gizele Critine Nunes do Couto, assessora de informatização.

Entre outras informações, elas destacam dados orçamentários, do acervo, da frequência e do perfil dos usuários.

Apresentado pela jornalista Frinéia Chaves, UFU no Plural é exibido pela TV Universitária (Canal 5 - via cabo, ou Canal 4 - via antena comum), toda quarta-feira, às 22h, com reprises aos sábados, às 14h, e também pela Universitária FM 107,5, toda segunda-feira, às 7h da manhã, com reprises às 13h30 e 21h30.

A11y