Pular para o conteúdo principal
Arte e reflexão

"As lágrimas de Heráclito" no MUnA

Teatro e filosofia fazem refletir sobre as máscaras do riso e do pranto

Publicado em 15/10/2014 às 13:59 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

Nos dias 23 e 30 de outubro, às 20h, ocorrerá no Museu Universitário de Arte a montagem teatral “As Lágrimas de Heráclito”, com a atriz Yaska Antunes. Haverá também um debate com a historiadora Ludmila Gomides Freitas. A entrada é franca.
A montagem de “As Lágrimas de Heráclito” estreou em 2011 e chega a um formato mais conciso. Baseada no texto do Padre Antônio Vieira, de 1674, ela debate a seguinte questão: o que é mais razoável, o riso zombeteiro de Demócrito ou o choro de Heráclito? A personagem reflete sobre as máscaras do riso e do pranto e entra num processo de epifania de si e do mundo.
Yaska Antunes é atriz e professora do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia, UFU. Idealizadora do Festival Latino Americano de Teatro Ruínas Circulares, ministra disciplinas que abordam os seguintes temas: encenação, interpretação, poética teatral, treinamento do ator e teatro latino americano.
Ludmila Gomides Freitas possui graduação, mestrado e doutorado em História. Dedica-se a pesquisas na área de História do Brasil Colonial e História Moderna, com ênfase nos seguintes temas: história da Companhia de Jesus, pensamento político-teológico jesuítico, Padre Antônio Vieira e história indígena. Atualmente desenvolve pós-doutoramento no departamento de Filosofia da UFU.
Serviço:
As lágrimas de Heráclito, de Padre Antônio Vieira
Com: Yaska Antunes. Comentário de Ludmila Gomides Freitas
Auditório do Museu Universitário de Arte – MUnA
23 e 30 de outubro de 2014 às 20h
Entrada franca
Realização:
PÉTALA – Grupo de Pesquisa e Extensão Teatro na América Latina
MUnA-UFU – Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia

A11y