Pular para o conteúdo principal
Proex

Sábado tem Projeto Chorinho na Praça

Edição de volta às aulas traz atrações como Tiziu do Clarinete e Abednego d'Martinho

Publicado em 09/10/2014 às 10:12 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

Raissa Dantas (Estagiária de graduação)

Congado, Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças: para um final de semana festivo, não poderia faltar Chorinho no Coreto & Poesia na Calçada. A edição de volta às aulas acontece neste 11 de outubro, a partir das 18h30, enchendo de música a praça mais charmosa de Uberlândia. Nossos anfitriões “Wellington e Regional Fogo na Roupa” convidam os músicos Tiago de Paula, o Tiziu do Clarinete e, também, Abednego d’Martinho, comandando o saxofone.

Os artistas convidados são conhecidos do público de Uberlândia e região, atuando na área e se apresentando em diversos eventos particulares e corporativos. Ambos têm experiência musical e de aprendizado vivenciada no Conservatório Estadual Cora Pavan Caparelli (MG),além de estudos com grandes nomes do instrumento, como Ademir Junior (DF), Thiago Anselmo (Suécia) e Robson Carvalho (MG). Participaram da orquestra e da Big Band Jazz com o professor Robson Carvalho e, atualmente, Tiziu se dedica ao curso de saxofone na UFU com o professor Goio Lima, enquanto Abednego se dedica à banda 36° BIMTZ, além da Orquestra Popular do Cerrado. Eles, que já se apresentaram ao lado de gigantes da música, como Milton Nascimento, Toninho Horta e Wagner Tiso, levam um repertório com músicas de Pixinguinha, Benedito Lacerda, Severino Araujo, Zequinha de Abreu e K-Ximbinho, prometendo um grande espetáculo ao público.

Nossos anfitriões “Wellington e Regional Fogo na Roupa”, com sete anos de trabalho conjunto, são os responsáveis por abrilhantar mais este sábado. O grupo, formado por Wellington Gama, Bruno Silva, Manoel Moura, Diogo Meireles e Luciene Andrade, tem como objetivo mostrar os estilos agregados ao Choro, uma música tipicamente brasileira com mais de um século e meio de história, onde se tem Chorinho, Valsas, Polcas, Frevos, Shottisch, Rancheira, Samba, Baião, Marchinhas entre outros mais. Em sua formação tradicional, o grupo é composto pelos instrumentos de solo: Bandolim, Cavaquinho , Violinha e Flauta. A base do regional é formada por Cavaquinho de Centro, Violão de 7 Cordas, e Percussão, além da parte cantada do repertório do grupo, onde se explora ao máximo as características desse gênero musical genuinamente nacional. “Wellington e Regional Fogo na Roupa” tem realizado um importante trabalho de resgate Cultural do Gênero Choro, tendo realizado diversas apresentações ainda no início de sua carreira. Dentre essas principais apresentações, podemos destacar o Projeto Sarau Mineiro na Oficina Cultural de Uberlândia (2005), apresentações musicais no Conservatório Estadual Cora Pavan Caparrelli (2006 à 2011), show de abertura da Semana da Cultura Popular do Grupontapé (2007), o Projeto “O Samba Mandou me Chamar”(2008 e 2009), além, é claro, do Chorinho no Coreto, completando recentemente 26 edições no projeto.

Para completar a noite, o palco estará aberto para intervenções poéticas, então traga sua poesia e construa conosco esta nova edição.

O Chorinho no Coreto é um projeto de extensão da UFU, via Diretoria de Cultura/PROEX/UFU, que objetiva proporcionar o contato da população uberlandense com o choro, uma música genuinamente brasileira que tem mais de um centenário de história. As apresentações acontecem no coreto da Praça Clarimundo Carneiro em Uberlândia, tombada como patrimônio histórico local devido ao seu conjunto arquitetônico singular, uma representação simbólica por ser um lugar de pronunciamento e protesto, revigorando assim o espaço do patrimônio imaterial que é representado por este estilo musical.

A11y