Publicado em 06/11/2014 às 17:56 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:10
Foto: Milton Santos
O Conselho Curador da Fundação de Apoio Universitário (FAU) decidiu, em reunião realizada no dia 29/10, colocar à venda o prédio situado na Rua Francisco Vicente Ferreira, ao lado do Campus Santa Mônica da UFU. Após a aprovação pelo conselho, foi encaminhado ao promotor de Justiça e curador de fundações, Fernando Martins, o pedido de autorização da venda, que ainda está sendo aguardado.
“Uma vez que FAU não possuía uma sede própria, a construção deste edifício para abrigar a fundação se deu em um momento em que os investimentos em pesquisa estavam crescendo. Todavia, nos últimos anos, esse quadro se alterou substantivamente e o edifício construído se mostrou superdimensionado para as necessidades e demandas da fundação”, explica o professor Marcelo Soares Pereira da Silva, da Faculdade de Educação da UFU e membro do Conselho Curador da FAU. “Fatores como esses e o esforço para criarmos melhores condições para a FAU apoiar cada vez mais os pesquisadores foram determinantes na opção pela venda desta sede”, afirma o docente.
A gerente pro tempore da fundação, Cibele Januário Faria, esclarece que, embora o prédio pareça concluído por fora, ainda precisa de adequações na parte interna que estão sendo feitas antes da venda. “Nós já tivemos o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Agora, antes que tenha a vistoria final, nós estamos fazendo as adequações solicitadas”, completa a gerente.
A fundação solicitou à Caixa Econômica Federal uma avaliação para definir o valor atual do imóvel, que deve ficar pronta em dez dias. Com o valor calculado e as obras concluídas, o Conselho Curador decidirá, nas próximas reuniões, de que forma será feita a venda do imóvel.
A FAU foi instituída pela UFU em 1982, com objetivo de aprimorar e facilitar as atividades de administração financeira de cursos, projetos de pesquisa, ensino e extensão, convênios e contratos com a interveniência da UFU, atendendo à comunidade em geral. É uma fundação sem fins lucrativos, de direito privado, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, nos termos da lei e de seu estatuto.
Desde 2012, a FAU deixou de receber as taxas de matrícula e mensalidades dos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) oferecidos pela UFU, em decorrência da proibição dessas cobranças pela Justiça Federal. Entretanto, o conselheiro Marcelo Silva afirma que “a FAU encontra-se em uma situação financeira bastante estável, não possui nenhum tipo de dívida junto a bancos ou qualquer outra instituição financeira e tem um patrimônio sólido”. De acordo com o professor, “o esforço do Conselho Curador reside na tarefa de criarmos melhores condições para que a fundação amplie seu apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e aos pesquisadores da UFU e de outras instituições de ensino superior da região”.
Atualmente, a FAU está sediada no prédio da antiga reitoria da UFU, na Rua Engenheiro Diniz, 1.178, Bairro Martins, em Uberlândia. Mais informações sobre a fundação estão disponíveis na página oficial.
Palavras-chave: FAU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS