Pular para o conteúdo principal
RU

UFU inaugura restaurante universitário no campus Pontal

Unidade servirá cerca de 1.300 refeições diárias

Publicado em 25/11/2014 às 12:25 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:10

Uma apresentação cultural com os alunos do curso de violino do Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade de Ituiutaba abriu a solenidade de inauguração do Restaurante Universitário (RU), da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), nessa segunda-feira, 24/11. Com um cardápio balanceado e acompanhado por uma nutricionista da UFU, O RU vai servir diariamente 1.300 refeições, entre café da manhã (bolsitas), almoço e jantar e funcionará de segunda-feira a sábado.

De acordo com o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Elmiro Santos Resende, " é mais uma etapa que estamos cumprindo, neste momento. Este restaurante reúne tudo o que é necessário, de acordo com as orientações da vigilância sanitária, com instalações modernas que atendem as necessidades dos estudantes", ressaltou Resende.

As refeições são produzidas fora do prédio, por uma empresa licitada. De acordo com a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEX), Dalva Maria de Oliveira Silva, a instalação é provisória já que não foi contemplada na primeira versão do Plano Diretor. "Diante da necessidade e da importância para comunidade universitária, nós fizemos uma adaptação". De acordo com a pró-reitora, futuramente, será feita a licitação para construção do prédio definitivo. "Conseguindo os recursos junto ao MEC, faremos a licitação e o projeto para construção, seguindo todos os trâmites para a construção do espaço definitivo do campus, de acordo com o Plano Diretor", explicou Dalva.

Uma conquista para os estudantes

A estudante bolsita Bruna Dias, do sexto período do curso de Geografia, foi a primeira a utilizar o serviço do Restaurante Universitário. De Pimenta, cidade mineira, Bruna veio para Ituiutaba estudar e mora em uma república. A inauguração do RU, segundo a estudante, trará mais comodidade. "Fazia a comida em casa, agora, poderei ficar no campus em tempo integral. Além de economizar, terei uma alimentação mais saudável", ressalta a estudante.

Para Laiza Viçoso, que veio de Belo Horizonte há quatro anos para cursar Geografia, fazer as refeições no campus permitirá que se dedique mais às atividades do curso. "Como passo a maior parte do tempo na faculdade, devido à pesquisa de iniciação científica e aulas de manhã e a noite, não terei que ir em casa. O meu tempo será melhor aproveitado", explica.

Para Leonardo Barbosa, diretor de Assuntos Estudantis, "o restaurante assegura ao estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica, acesso às refeições e representa a possibilidade de garantirmos aos estudantes, a condição de se manterem vinculados à Universidade", destacou .

Quem pode utilizar

A partir do momento que estiver em vigor o novo regimento do RU, que já está pronto e aprovado no Conselho de Extensão Cultura e Assuntos Estudantis (CONSEX), poderão utilizar o restaurante, funcionários de empresas terceirizadas, de sindicatos como Associação dos Docentes da UFU (Adufu), Sindicato dos Técnicos Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet), servidores aposentados. Estudante bolsistas também poderão levar os filhos de até cinco anos de idade para fazer as refeições. "O diferencial é que nós temos para todo público, que não é estudante da UFU, um valor de custo, que deverá ficar em torno de R$7,80. Só os estudantes serão subsidiados", explicou Leonardo. Ainda, segundo o diretor, o regimento, foi elaborado por uma comissão paritária com representantes de alunos, docentes e técnicos administrativos, respeitando a legislação vigente e ampliando a cobertura. O regimento deverá entrar em vigor no início de 2015.

Aplicativo

Com uma ocupação de 150 lugares, para evitar filas, o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) da UFU, está desenvolvendo um aplicativo para dispositivos móveis que permitirá ao usuário visualizar a disponibilidade de lugares no Restaurante Universitário. "Não vai eliminar a fila, mas os estudantes poderão saber o melhor momento de ir para o restaurante, proporcionando mais conforto", explicou o reitor da UFU.

O campus de Ituiutaba foi criado em 2006, possui cerca de 2 mil alunos e oferece onze cursos de graduação. O Restaurante funcionará das 6h45 às 8h, das 10h30 às 13h30 e das 17h45 às 19h15.

Acesse aqui a galeria de imagens.

A11y