Pular para o conteúdo principal
Livro

Um país chamado Favela será lançado na UFU

Obra é a maior pesquisa já feita sobre a favela brasileira

Publicado em 05/11/2014 às 11:28 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:10

Lucas Tondini (Estagiário de Graduação)

Você sabia que 12 milhões de brasileiros, o equivalente a 6% da população brasileira vivem em favela? E que 65% destes habitantes pertencem à classe média? E mais: que 95% dos moradores de favelas se consideram felizes? Dados como estes estão presentes no livro Um país chamado Favela (editora Gente), que será lançado nesta quinta-feira (06), às 19 horas, no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, no auditório 3C. A obra é resultado da pesquisa Radiografia das Favelas Brasileiras, feita pelo Instituto Data Favela, criado por Athayde e Meirelles, com o objetivo de mapear e desmitificar este território, construindo pontes entre a favela e o asfalto.

O estudo é o mais abrangente já realizado sobre a favela brasileira e tem todos os elementos para surpreender quem conhece esse território, apenas pelo estereótipo mostrado pela mídia, que muitas vezes passa uma visão de preconceito que a cidade tem da favela. O livro não se resume apenas aos números surpreendentes e reveladores, obtidos com muito critério. Em Um país chamado Favela os autores contam suas experiências nas favelas brasileiras, ilustrando as estatísticas com histórias do dia-a-dia das comunidades estudadas.

O prefácio do livro é de autoria do sociólogo Luiz Eduardo Soares. O rapper MV Bill, Preto Zezé, presidente da Central Única de Favelas (CUFA) Brasil, e o apresentador Luciano Huck assinam a apresentação da obra.

O lançamento será durante o Café Intercom, promovido pelo PET Conexões. Veja mais sobre o evento, clicando aqui.

Sobre os autores:

Renato Meirelles - Pesquisador e presidente do Data Popular, instituto de pesquisa pioneiro no conhecimento dos consumidores das classes C, D e E no Brasil. Em 2012, integrou a comissão que estudou a Nova Classe Média, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. É fundador do Data Favela, especializado em análises profundas sobre as comunidades brasileiras. No Data Popular, conduziu diretamente mais de 300 estudos sobre o comportamento do consumidor emergente. Ao longo de sua carreia, já atendeu empresas de variados segmentos de varejo, indústria e serviços.

Celso Athayde - Produtor de eventos e ativista social, especializado nas favelas e periferias do Brasil. Criador da Central Única das Favelas, do Top CUFA, Prêmio Anú, Taça das Favelas, Liga de Basquete de Rua. Nasceu na Baixada Fluminense (RJ) e cresceu na Favela do Sapo. Celso escreveu os livros Falcão - Meninos do Tráfico, Mulheres e o Tráfico e Cabeça de Porco, os dois primeiros com o rapper MV Bill e o último com MV Bill e o sociólogo Luiz Eduardo Soares.

A11y